Certificação na área automotiva: veja os principais certificados

Se você ama carros é bom saber que é possível aliar a paixão à profissão. Sendo assim existem várias especialidades dentro da área automotiva. Contudo, é fundamental ter um certificado que comprove suas habilidades.

Nesse sentido, as profissões ligadas ao conserto de veículos são muito antigas, mas estão em crescimento devido às novidades do mercado.

Afinal de contas, marcas japonesas e europeias conquistaram o mercado brasileiro. Elas têm tecnologias diferenciadas que os mecânicos precisam dominar, bem como demais profissionais da área automotiva.

Além disso, não falta serviço. Isso porque o Brasil tem 65,8 milhões de veículos. Esse número inclui automóveis, motocicletas, ônibus e caminhões.

Assim, além da mecânica preventiva, existe a mecânica corretiva. Elas devem ser aplicadas na frota. Tudo isso para deixar o veículo em boas condições de uso, além de fazê-lo rodar com segurança.

Sendo assim, veja a seguir os principais certificados da área.

1.Ajudante de funilaria

Nenhum motorista se sente bem dirigindo um carro amassado, não é mesmo? Por isso os serviços de funilaria são tão procurados. Para isso existe a função de ajudante ou auxiliar de funilaria. Portanto, ele é responsável por acompanhar o profissional responsável e realizar pequenos reparos.

2.Injeção eletrônica

O profissional especializado em injeção eletrônica encontra um vasto campo de trabalho, seja em concessionárias ou em centros automotivos. Aliás, a injeção eletrônica é um sistema indispensável para o veículo funcionar corretamente e lançar menos poluentes no meio ambiente.

3.Instalador de alarmes

Como você viu, estamos falando em área automotiva. Mas o instalador de alarmes é um profissional que encontra muitas áreas de atuação no mercado de trabalho. Isso porque ele pode trabalhar com alarmes prediais (em casas, pontos comerciais e indústrias). Porém, o setor automotivo é um dos mais aquecidos, já que o índice de furtos e roubos de carros é alto.

4.Mecânico de automóveis

O mecânico de automóveis é responsável pela manutenção, conserto e substituição de peças de veículos em geral. Na maioria das vezes, ele não faz um curso, mas aprende na prática os segredos dos motores e peças.

Empregado ou empreendedor: como definir sua carreira

Você sabia que a área automotiva gera, em média, 1,5 milhão de empregos diretos e indiretos no Brasil? Isso inclui profissionais de nível superior, médio e profissionalizante.

Mas além de gerar empregos, a área automotiva também desperta o empreendedorismo. Afinal de contas, quantas pessoas que você já ouviu falar que abriram uma pequena oficina na garagem e logo se tornaram empresárias?

Esse, portanto, é um dos benefícios de ser certificado na área automotiva. Enfim, o profissional pode trabalhar como empregado ou se tornar um microempreendedor. O certo é que há um mercado aquecido porque o serviço é essencial.

Para resumir, a área automotiva é um filão interessante do mercado de veículos. Mas é interessante que o profissional seja qualificado para se destacar no segmento.

Com isso, ele pode conquistar seu certificado através da Certificação por Competência. O processo é amparado pelo artigo 41 da Lei 9.394/96 e é reconhecido em todos os estados. Dessa forma, o trabalhador dá mais evidência ao seu currículo na hora de procurar um emprego.

Saiba mais detalhes acessando a página sobre a área automotiva dentro do site do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), a instituição que emite os certificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *