Você já chegou a perder emprego por não ter certificado profissionalizante?

O mercado de trabalho é cada vez mais exigente. Por isso, a qualificação profissional é bem-vinda nas empresas. Isso porque as organizações querem profissionais com conhecimento e experiência. Mas ao mesmo tempo com certificados. E, por falar nisso, pense um pouco: você já chegou a perder emprego por não ter certificado?

Quando estamos buscando uma recolocação profissional, é normal participarmos de vários processos seletivos. Inicialmente, ficamos até um pouco receosos. Mas depois, entrevista vai e entrevista vem, nos acostumamos.

O protocolo seguido é sempre o mesmo. Primeiro mandamos o currículo. Depois somos chamados para a entrevista (ou não!). Então, passamos por uma sabatina de perguntas do recrutador.

Não caia na tentação de mentir no currículo!

É nesse momento que muitos candidatos não resistem à tentação e acabam mentindo no currículo. Colocam certificados e empregos que não existiram. Quem é que nunca colocou que tem inglês fluente no currículo, por exemplo, enquanto não consegue nem arranhar um “my name is…”?

Porém, os recrutadores estão espertos. Vamos supor que você está se candidatando à vaga de supervisor comercial. O chefe do RH ou o recrutador da agência de emprego lhe perguntará sobre esta área. Se você disser que tem um certificado como supervisor comercial, ele pedirá para você dizer a instituição e o ano, não é mesmo?

Mas se você mentir, e o recrutador descobrir, as chances de conseguir o emprego vão por água abaixo. Isso porque as empresas prezam pela transparência e honestidade. Portanto, o risco de perder emprego é grande.

Por consequência, o maior perigo é isso se tornar um círculo vicioso: você mente ou omite a inexistência de um certificado. Mas uma hora ou outra precisará dele.

Deixe de perder emprego com a Certificação por Competência

Dessa forma, trazemos uma notícia para você: é possível conquistar um certificado sem fazer um curso. Mas é necessário atender a alguns critérios. O principal deles é comprovar experiência mínima de dois anos na área. Veja a seguir.

Para não perder emprego, tire sua Certificação por Competência! Sabe como ela funciona? Da seguinte maneira:

  • você procura uma instituição confiável;
  • é submetido a uma entrevista e a uma análise de documentos;
  • faz uma avaliação teórica sobre a sua área;
  • realiza o pagamento das despesas operacionais;
  • espera a chegada do seu certificado em casa (se for aprovado em todas as etapas);
  • coloca o certificado no seu currículo.

É rápido. É simples. Aliás, é mais ágil que um curso EAD (Ensino a Distância).

O certificado é legal, pois a Lei Federal 9.394 o reconhece. Veja o que ela diz:

Art. 41. O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos. (Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008).

Bacana, não é? Então, fique sabendo que o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) é uma escola particular especializada em certificados por competência. Conheça as áreas disponíveis no portal do IBQP.

Para concluir, perder emprego por falta de certificado significa que você precisa rever os seus conceitos e correr atrás da Certificação por Competência para parar de deixar as oportunidades passarem.

 

Baixe grátis o e-book Guia Rápido para Melhorar sua Carreira sem Investir em Cursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *