Veja 5 passos para trabalhar na área administrativa

Trabalhar na área administrativa é estar conectado a um setor que nunca para de crescer. Afinal de contas, as empresas de todos os segmentos e portes precisam de auxiliares, assistentes e analistas.

Isso porque a administração está em tudo. Ela, portanto, faz parte da maioria das profissões. Basicamente, administrar é determinar o caminho que deve ser atingido para conquistar metas e colher resultados.

Nesse sentido, saiba mais detalhes neste artigo de como construir sua carreira profissional na área administrativa.

Confira o passo a passo para trabalhar em administração

Se você deseja trabalhar na área administrativa e construir uma carreira bem-sucedida, faça um planejamento pessoal.

Nesse sentido, o primeiro passo é fazer um estágio na área em uma empresa, seja ela do ramo do comércio, indústria ou prestação de serviços. Somente assim, você pode adquirir experiência e ampliar seus conhecimentos.

Paralelamente, fique atento ao mercado de trabalho. Portanto, cadastre seu currículo nos sites corporativos e nos serviços de recrutamento e seleção.

Nesse sentido, aproveite para aumentar seu círculo de contatos, fazendo o famoso networking. Assim, sempre que houver uma boa oportunidade, logo as pessoas conhecidas se lembrarão de você.

Outro passo importante é conquistar um certificado na área. Aliás, você já ouviu falar na Certificação por Competência? Saiba mais ainda neste artigo. E, não se esqueça, insira no seu planejamento pessoal a busca constante pela qualificação profissional para ser um trabalhador conectado e atualizado.

Então, veja a seguir o passo a passo de como trabalhar na área administrativa:

1.faça estágio na área;

2.mande currículos nesse segmento;

3.aumente seu círculo de contatos nesta área;

4.obtenha seu certificado por competência;

5.busque sempre a qualificação profissional.

SAIBA MAIS: Verifique aqui os certificados disponíveis na área administrativa

Anote as áreas promissoras para trabalhar na área administrativa

Agora que você já viu como se manter na área administrativa, independentemente do setor de atuação, repare logo abaixo em algumas das áreas promissoras do trabalho em administração:

Confira como obter o certificado por competência

Como tratamos neste artigo, o profissional que deseja se firmar na área administrativa pode adquirir o certificado por competência profissional.

Ele funciona da seguinte maneira:

  • apresente a documentação pessoal;
  • comprove a sua experiência de, no mínimo, dois anos;
  • faça a prova teórica;
  • cumpra os demais procedimentos e obtenha seu certificado.

Mas uma dúvida comum é: como comprovar a experiência? Aqui no Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) é possível demonstrar sua experiência com a cópia da carteira de trabalho, do CNPJ na área administrativa (se tiver) e do contrato de prestação de serviços. Mas se você não possuir essa documentação, pode fazer uma declaração de próprio punho.

Simples e rápido, não é mesmo? Então, para concluir este artigo, lembre-se que trabalhar na área administrativa é interessante para profissionais que querem vencer desafios pessoais e contribuir para o crescimento da economia.

Ficou com alguma dúvida no processo de Certificação por Competência? Não perca tempo, acesse o site do IBQP e entre em contato com nosso atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *