Veja 5 dicas para ser um bom funcionário na sua empresa (a 5ª dica é fundamental)

dicas para ser um bom funcionário

Quer receber dicas para ser um bom funcionário na sua empresa? Em primeiro lugar, pense que independentemente do seu salário ou das suas condições de trabalho, muitos gostariam de estar em seu lugar. Afinal, o Brasil tem em média, 14 milhões de pessoas desempregadas (em 2021), o que significa que qualquer emprego é bem-vindo.

Nesse sentido, resta a você se dedicar para manter o seu atual emprego. Mas isso não o impede de procurar algo melhor, que lhe satisfaça em termos de salário e de clima organizacional.

Por isso, vamos às 5 dicas para ser um bom funcionário.

1.      Dedique-se ao máximo

Existe um ditado que diz que “fazer bem feito e fazer mal feito dá o mesmo trabalho”. Portanto, se você vai mesmo fazer alguma coisa, que faça bem feito! Traga, portanto, esse pensamento para o seu trabalho na sua empresa. Dedique-se e verá o resultado.

2.      Não cometa atrasos

É evidente que nem todos os dias são iguais. Sendo assim, vez ou outra pode ocorrer de você não acordar com o despertador, do ônibus quebrar no meio do caminho, de haver um acidente fechando toda a rua ou qualquer outro motivo que cause um atraso na hora da chegada. Calma, pois isso é completamente compreensível. Agora, atrasar-se reiteradas vezes causa uma má impressão no seu chefe.

3.      Não dê ouvidos às fofocas

Você conhece a “rádio corredor”? É aquele burburinho que ocorre na hora do café, no corredor da firma, na hora da saída, enfim, é aquele momento que os fofoqueiros de plantão adoram comentar sobre a situação financeira da equipe, falar mal do chefe, desdenhar o gerente…Portanto, não se envolva com essas situações. Afinal de contas, você pode ser envolvido sem querer numa situação que pode comprometer o seu emprego.

4.      Pense (também) na empresa

Obviamente queremos ter um emprego para nos manter, sustentar nossa família e realizar nossos sonhos de comprar um carro, uma casa ou estudar, não é mesmo? Mas demonstre preocupação com a empresa também. Isso porque se você seguir os passos anteriores (e todos os colegas assim o fizerem) a sua empresa também vai crescer e você será beneficiado!

5.      Qualifique-se

Não adianta pensar que você já sabe tudo e não precisa se qualificar. É preciso atualizar o seu conhecimento sempre. Nesse sentido, que tal obter um certificado por competência para demonstrar ao seu superior o quanto você é um profissional dedicado?

Dicas para ser um bom funcionário com a certificação por competência

Nesse sentido, existe a certificação por competência profissionalizante. Ela é bem simples. Trata-se de uma avaliação do profissional que já tem experiência no mercado.

Aliás, ele só precisa comprovar que tem experiência de mais de 2 anos e passar por uma prova teórica. Além disso, o processo é referendado pela Lei Federal 9.394/96, artigo 41, e o certificado é reconhecido.

Em suma, se você seguir as dicas para ser um bom funcionário e tirar o seu certificado por competência profissionalizante na sua área você sempre será bem recebido nas empresas e não lhe faltarão oportunidades.

Para obter seu certificado, visite o site do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *