Trabalhar com logística: veja as possíveis áreas de atuação

Se você é uma pessoa organizada e sistemática pode fazer carreira ao trabalhar com logística. Enfim, essa é uma das áreas mais interessantes da economia. Logo, você pode trabalhar no comércio e na indústria.

Portanto, o campo de atuação da área é bastante amplo. Como consequência, é mais fácil encontrar vagas de emprego. Assim, você pode trabalhar com almoxarifado, transporte, expedição, suprimentos, estoque e muito mais.

Contudo, é importante que você esteja sempre de olho nas vagas. Nesse sentido, inscreva-se nos sites de vagas de emprego e se cadastre nos sites das principais empresas da sua região.

Porém, se os recrutadores pedirem certificado na área de atuação, não se preocupe. Você pode contar com o processo de Certificação por Competência. Calma, que vamos explicar tudo neste artigo.

Trabalhar com logística: setor em expansão

O mercado de trabalho ficou mais complexo nas últimas décadas. Sendo assim, é importante ter “cada macaco no seu galho”. Por isso, cada setor atua numa área determinada. E tudo precisa sair conforme a encomenda, pois se não todos os setores ficam comprometidos.

Sendo assim, trabalhar com logística é participar da engrenagem que representa o setor produtivo de uma empresa. Portanto, para cada área há um profissional específico. E esse profissional é do setor de logística.

Então, venha conferir comigo algumas áreas que estão em evidência no setor:

Como você já deve ter notado, o profissional de logística não precisa trabalhar só em indústrias. O campo é vasto. Ele pode trabalhar em supermercados, redes varejistas, hospitais, escolas, faculdades, etc.

Currículo: como destacar as competências?

Como você sabe, ao trabalhar com logística, o tempo de permanência em cada empresa pode ser pequeno devido ao dinamismo do setor. Sendo assim, mesmo que você esteja empregado é bom que se tenha um currículo atualizado.

Dessa forma, se você ficar desempregado já pode engatar um novo emprego com um currículo bem estruturado, com todas as suas competências expostas.

Por isso, é muito importante valorizar suas qualidades no histórico profissional. Mas como? Acompanhe nossas dicas abaixo:

  • informe as empresas onde trabalhou;
  • destaque a função exercida em cada emprego;
  • faça observações bem curtas e simples sobre os resultados que você alcançou em cada empresa;
  • prepare uma carta de apresentação com o seu nome, objetivo profissional e o resumo das suas competências.

Além dessas dicas, não se esqueça de pedir referências do emprego mais recente, especialmente se você foi um bom funcionário.

Tenha um certificado profissionalizante

Mas se você já seguiu todas as dicas acima, pode estar faltando um pequeno detalhe para deixar seu currículo mais competitivo.

E o que seria? Um certificado profissionalizante!

Afinal, você pode trabalhar com logística, porém se tiver um certificado consegue comprovar todo o seu conhecimento.

Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) atua na modalidade de Certificação por Competência para emitir certificados válidos e seguros para os profissionais de todo o Brasil.

Mas o primeiro passo é saber se você se encaixa nessa metodologia. É necessário ter experiência comprovada em carteira, ser maior de idade e ser aprovado numa prova teórica.

Para concluir, trabalhar com logística é gratificante, pois a função é essencial para o dia das empresas e indústrias.

Aproveite e deixe seu comentário abaixo sobre como é trabalhar com logística.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *