Trabalhador de construção civil tem direito ao certificado por competência?

A construção civil é um dos setores mais importantes da economia. Por isso, o trabalhador de construção civil é um pilar fundamental. Veja neste artigo se ele tem direito à Certificação por Competência, como ela funciona e como está o contexto das profissões ligadas ao setor.

Quando se fala em obras, lembra-se da construção de casas. Mas não é apenas isso. O setor está ligado a obras de construção, reforma e ampliação de apartamentos, imóveis comerciais e industriais, estradas, pontes e muitos outros.

Portanto, o trabalhador da construção civil encontra muitas opções no mercado de trabalho. Sendo assim, acompanhe mais detalhes da área na sequência.

Qual é o perfil do trabalhador da construção civil?

Já é possível imaginar que o setor é dominado por homens, não é verdade? Mas uma pesquisa da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho identificou outras informações do trabalhador da construção civil. Confira abaixo:

  • 41,9% dos trabalhadores atuam por contam própria e não pagam o INSS para ter benefícios previdenciários;
  • 19,9% dos trabalhadores do setor privado não têm carteira assinada;
  • 90,1% são homens;
  • Quase um terço dos trabalhadores tem entre 30 e 39 anos de idade;
  • 47,3% dos trabalhadores têm o Ensino Médio completo.

Um detalhe que chama a atenção é que as mulheres da construção civil ganham mais que os homens, segundo a pesquisa. Aliás, esse é um dos únicos setores da economia cujas mulheres recebem mais que os homens.

É interessante lembrar que o setor da construção civil teve seu auge nos anos de 2004 a 2013, mas desde então vem apresentando resultados negativos. Antes mesmo da pandemia da Covid-19, o setor já mesclava momentos de altas com constantes quedas.

Qual é a média salarial da profissão de pedreiro?

Ao falarmos de construção civil já lembramos do pedreiro, que é um profissional importante para o andamento dos trabalhos num canteiro de obras.

Sendo assim, uma pesquisa do site Salário.com revelou que os salários de um pedreiro são os seguintes:

  • piso: R$ 1.584,76;
  • teto: R$ 2.648,42.

O interessante é lembrar que o pedreiro, por exemplo, assim como outro tipo de trabalhador da construção civil, não fez um curso específico na área. Mas aprendeu na prática, no dia a dia da obra, a como executar o seu serviço com destreza.

Justamente por isso, o profissional tem direito de tirar a Certificação por Competência. Saiba mais na sequência.

O trabalhador da construção civil tem direito à certificação?

Enfim, o trabalhador da construção civil tem direito à Certificação por Competência no nível profissionalizante. Porém, é preciso cumprir alguns requisitos, como:

  • ter 2 anos ou mais de experiência comprovada;
  • ter mais de 18 anos de idade;
  • apresentar a documentação solicitada;
  • passar numa prova teórica com 10 questões.

Só para acrescentar: a Certificação por Competência tem a mesma validade de um curso profissionalizante, é reconhecida pela Lei Federal 9.394/96 e é aceita em qualquer empresa ou construtora.

Para concluir, o trabalhador da construção civil encontra pela frente uma vasta área de trabalho, podendo atuar em diversas frentes e ter bons salários se conseguir conquistar o seu espaço.

Portanto, aproveite para conhecer o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), que é especializado em Certificação por Competência. Fale conosco com os canais de atendimento do nosso site.

6 Responses to “Trabalhador de construção civil tem direito ao certificado por competência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *