Será que o certificado por competência é reconhecido na minha cidade?

certificado por competência é reconhecido

Será que o certificado por competência é reconhecido na minha cidade? Será que qualquer empresa irá aceitá-lo? Essas são dúvidas comuns de pessoas que estão pleiteando o certificado. Portanto, se você está nesta situação, acompanhe a leitura deste conteúdo até o final. 

O certificado por competência é conquistado por profissionais por meio de uma avaliação documental e de conhecimento teórico. Em síntese, o certificado por competência é reconhecido em todo o Brasil, pois esta modalidade de avaliação está amparada por lei. 

Aliás, o artigo 41 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Lei n° 9. 394/96 permite que profissionais de várias áreas possam obter certificação profissional após um processo de avaliação.

Principais requisitos para ter um certificado por competência reconhecido

Para se candidatar a um desses processos avaliativos, os trabalhadores precisam atender alguns requisitos. Alguns deles são:

– Ter pelo menos dois anos de experiência na área em que deseja atuar;

– Ser maior de dezoito anos;

– Ter completado o ensino médio;

– Apresentar o histórico escolar;

– Ter comprovante de endereço;

– Enviar RG, CPF e Título de Eleitor;

Posteriormente a avaliação e aprovação dos documentos apresentados, o candidato pode realizar a prova para testar seus conhecimentos.

Porém, muitos trabalhadores têm a mesma dúvida: o certificado por competência é reconhecido na minha cidade?

A resposta é sim! Afinal, ele é válido em todo o Brasil. Isso porque a lei que ampara esta modalidade de avaliação é uma lei federal, sendo assim, o certificado por competência é reconhecido em todas as cidades do país. 

Embora a sede do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), que emite a certificação, fique em São Paulo, os certificados são enviados e têm validade em todo o território nacional.

Outra questão recorrente em relação às avaliações realizadas pelo Instituto são relacionadas ao reconhecimento pelo MEC (Ministério da Educação).  

A resposta é não! Isso porque o certificado por competência é reconhecido e embasado em uma Lei Federal, mas não precisa do aval do órgão governamental por ser ofertado no âmbito de cursos livres, assim como fazem as escolas de idioma, por exemplo. 

Não há motivos para preocupações relacionadas ao reconhecimento do certificado de competência. Ele é aceito em todas as cidades do país, já que em casos específicos, há necessidade de apresentar o certificado a fim de comprovar as qualificações profissionais. 

Conheça algumas vantagens de adquirir a certificação 

O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo e, portanto, estar preparado para as exigências deste mercado é essencial para ter um bom emprego. 

Portanto, o IBQP trabalha há décadas de forma séria e competente para ajudar profissionais a se qualificar e crescer em suas profissões. Dentre as vantagens de ter um certificado por competência reconhecido em todo país estão: 

– Processo de avaliação seguro e sem burocracia;

– Agilidade;

– Resultado confiável;

– Processo rápido;

– Possibilidade de crescimento profissional;

– Possibilidade de aumento salarial;

Trabalhar por anos em uma profissão e não ter um certificado ou diploma para provar seus conhecimentos e experiências, pode ser frustrante. E, finalmente, ter um meio de provar suas competências e habilidades de forma segura e reconhecida por lei é um alívio. 

O certificado é vitalício, além de ser um grande diferencial na hora dos processos seletivos. 

Sendo assim, tenha a segurança de poder provar através de um certificado sua qualificação, enquanto melhora sua imagem pessoal e profissional diante de colegas de trabalho. 

Entre em contato com o IBQP e consiga seu certificado de competência! Chega de perrengue na hora de comprovar experiência! 

Quer saber mais sobre certificação por competência? Visite nosso site e fale com um de nossos analistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *