Muita experiência, mas nenhum certificado? Veja como a certificação por competência pode te ajudar!

Você precisa tirar um certificado profissionalizante, mas está sem tempo para estudar? Calma, porque há solução para tudo. Afinal de contas, o acúmulo de tarefas tem feito os dias ficarem mais curtos. Além disso, o mercado de trabalho exige de você uma qualificação.

Sendo assim, uma das saídas é a Certificação por Competência. Nesse sentido, o processo é rápido e em poucos dias você será um profissional certificado.

Portanto, veja nesse rápido artigo (a leitura dura menos de três minutinhos) como você pode ter um certificado e ganhar mais reconhecimento no mercado de trabalho sem precisar enfrentar meses e meses de um curso de capacitação.

O que é a Certificação por Competência?

Se você já ouviu falar em certificado por competência profissional, mas ainda tem dúvidas, ou se nunca tinha escutado esse termo, veja a seguir do que se trata.

Em primeiro lugar, a Certificação por Competência surgiu da necessidade de trabalhadores terem um reconhecimento profissional, mesmo morando em regiões longínquas e sem acesso a escolas profissionalizantes.

Por isso, em 1996, o governo aprovou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que é o marco legal da Educação pública e particular no Brasil. Ela incluiu o artigo 41.

Basicamente, este artigo diz que as instituições credenciadas podem certificar os trabalhadores com experiência comprovada na profissão.

Em segundo lugar, o certificado pode ser obtido seguindo alguns condicionantes, como:

  • ser maior de 18 anos;
  • ter dois anos de experiência comprovada;
  • ser aprovado numa avaliação teórica.

Se a instituição for particular, também é necessário pagar o procedimento. No entanto, trata-se de um custo muito inferior ao praticado num curso normal.

Acima de tudo, o certificado por competência profissional tem o mesmo peso de um documento obtido num curso que dura meses e meses.

Bacana, não é? Mas então, agora que você já sabe como se certificar e se destacar no mercado de trabalho, veja como administrar melhor seu tempo lendo o próximo tópico.

Como fazer render melhor o dia?

Sem tempo para estudar, para cuidar da casa, do carro ou da própria família? Seu dia poderia ter mais de 24 horas? Calma, não é bom pensar nisso. Afinal, o mais indicado é fazer render o dia com uma boa gestão do tempo. Quer saber mais? Veja nossas dicas a seguir:

  • não acumule tarefas;
  • delegue tarefas para outras pessoas da família ou do trabalho;
  • priorize o que é mais importante e que tem prazo de entrega;
  • não deixe para amanhã o que pode fazer hoje;
  • faça uma agenda das tarefas com um dia de antecedência;
  • evite o estresse;
  • comece o dia mais cedo;
  • faça pequenas pausas entre os trabalhos;
  • aprenda a dizer “não”.

Você já está no final da leitura. Viu como foi rápido? Então, agora é hora de refletir sobre como tornar seu dia mais produtivo sem se cobrar tanto nem passar muito estresse.

Aproveite e acesse o site do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) se você está sem tempo para estudar. Somos uma instituição especializada em certificados profissionalizantes, diplomas técnicos e ensino supletivo a distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *