Afinal, como conseguir uma recolocação profissional sem diploma?

De acordo com o Economia Uol, o desemprego já atinge 14 milhões de brasileiros. Nesse contexto, a recolocação profissional é mesmo um desafio — e fica ainda mais complexo para as pessoas que não têm um certificado de qualificação profissional. A boa notícia é que existem, sim, oportunidades para essas pessoas.

Pensando nisso, eu reuni neste artigo algumas dicas e informações práticas sobre o assunto. Interessado? Então, continue lendo!

A esperança para candidatos sem diploma

Realmente, não é fácil conquistar um emprego sem um diploma ou um certificado de qualificação profissional. Ainda assim, existem oportunidades disponíveis que não exigem um certificado. Um bom exemplo é visto num artigo publicado recentemente pela Harvard Business Review.

Segundo ele, há uma grande lacuna entre o que é ensinado e o que é solicitado pelas empresas na execução do trabalho. Até mesmo os estudantes considerados estrelas da turma (aqueles que recebem condecorações e prêmios pelo seu ótimo desenvolvimento) não se mostram tão alinhados com as necessidades do mercado.

Em outras palavras, quando o assunto é capacidade de execução do trabalho, esses estudantes não estarão, necessariamente, em um nível acima dos profissionais que não possuem um certificado — mesmo seguindo todos os passos que as universidades indicam. E o mais importante é que as empresas e os recrutadores, definitivamente, já perceberam esse contexto.

Não é raro vermos profissionais com grandes cargos sem diplomas de pós-graduação, ou mesmo de nível superior ou médio. No LinkedIn, por exemplo, podemos ver diariamente casos de sucesso, mesmo sem uma pós-graduação.

Dicas para se recolocar profissionalmente sem ter um diploma

Ok, a ausência de um certificado não é eliminatória em processos seletivos. Isso não significa, porém, que o candidato não precisa se diferenciar perante os outros. Pelo contrário: é indispensável estar preparado e bem habilitado para uma oportunidade de trabalho.

Pensando nisso, eu reuni a seguir quatro dicas que podem te ajudar a conquistar a posição dos seus sonhos. Confira!

Desenvolva experiência na sua área

Definitivamente, a experiência brilha aos olhos de recrutadores! Por isso, busque projetos paralelos que te ofereçam vivência para se qualificar. Esteja aberto, inclusive, a oportunidades não-remuneradas para acumular experiência: faça trabalhos voluntários e crie projetos próprios. O mais importante é acumular conhecimento prático na sua área.

Incremente o seu currículo

Línguas, cursos extracurriculares, cursos livres, participações em eventos ou ações relacionadas — tudo isso mostra ao recrutador que você é proativo, que tem vontade de aprender e comprometimento com o seu desenvolvimento profissional. Então, não dispense oportunidades de incrementar o seu currículo sempre que puder.

Venda-se na candidatura

Lembre-se de que, apesar de nem todos terem um cargo vendas, todas as pessoas são vendedoras em algum momento. Leve este mind-set para a sua entrevista de emprego: pra conquistar a vaga, você precisa saber se vender e mostrar os seus pontos positivos ao recrutador. Então, solte o vendedor que há dentro de você!

Faça networking

Vários canais de comunicação considerados como referência na área já alertaram sobre a importância de fazer networking nos dias de hoje. O Administradores.com, por exemplo, lançou uma reportagem mostrando como não fazer bons relacionamentos profissionais pode sabotar a carreira de uma pessoa. Mesmo assim, muitos profissionais ainda ignoram essa oportunidade.

Nesse contexto, especificamente, redes sociais como o LinkedIn e grupos profissionais do Facebook podem derrubar barreiras e aumentar bastante o seu potencial de construir bons relacionamentos. Pense nisso!

Enfim, com estas dicas em mãos, chegou o momento de sair da zona de conforto e se preparar para quando a oportunidade aparecer. Então, aproveite o que viu aqui e invista em estratégias e ações que impulsionem a sua recolocação profissional!

Gostou da leitura? Agora, que tal compartilhar essas dicas nas suas redes sociais, para ajudar outras pessoas que também precisam delas?

Aproveite para conhecer os certificados do IBQP.

10 Responses to “Afinal, como conseguir uma recolocação profissional sem diploma?

Trackbacks & Pings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *