Quais são os certificados para trabalhar em oficina mecânica?

Você sabia que o Brasil tem cerca de 45 milhões de veículos? Basta ver os engarrafamentos dos grandes centros e o movimento nas estradas nos feriados prolongados. E para manter toda essa frota em dia é importante contarmos com profissionais qualificados. Por isso, confira agora os certificados para trabalhar em oficina mecânica e outros setores automotivos.

Que o brasileiro é apaixonado por carros todos já sabem. Mas que os trabalhadores dessa área precisam investir em conhecimento ainda é uma lacuna em muitos centros automotivos.

Enquanto muitos jovens estudam para trabalhar nesta área, muitos profissionais mais maduros, incluindo homens e mulheres, contam com a experiência. Afinal de contas, eles aprenderam no dia a dia os segredos da profissão.

Sendo assim, confira a seguir quais certificados por competência podem dar um upgrade na carreira para trabalhar nesta área.

Veja as 4 profissões mais procuradas no mercado automotivo

De tempos em tempos, as montadoras lançam novas versões de modelos já consagrados no mercado. Além disso, as marcas internacionais têm tomado conta das concessionárias e revendas.

Todo esse cenário, portanto, exige conhecimento por parte dos mecânicos e profissionais ligados ao setor. Nesse sentido, algumas profissões acabam se destacando e sendo mais requisitadas. Veja, a seguir, as áreas que estão em alta.  

1.Ajudante de funilaria

O ajudante de funilaria acompanha o profissional responsável e ainda realiza pequenos processos. Para acelerar o conserto de veículos, ele é um profissional bastante útil, pois prepara as peças e organiza os fluxos de trabalho.

2.Operador de injeção eletrônica

O sistema de injeção eletrônica foi criado para substituir os carburadores e, assim, melhorar o desempenho dos veículos. Mas para operar esse sistema é preciso ter prática e conhecimento. Por isso o operador de injeção eletrônica é tão importante no dia a dia das oficinas mecânicas.

3.Instalador de alarmes

Com o índice de furtos, roubos e danos a veículos em crescimento nas cidades, o instalador de alarmes encontra bastante serviço em lojas e oficinas mecânicas. Afinal, é preciso ter conhecimento dos modelos e marcas para fazer a instalação de forma correta.

4.Mecânico de automóveis

O mecânico de automóveis deve estar sempre atualizando os seus conhecimentos, seja pesquisando juntamente às montadoras ou aprendendo no cotidiano da profissão. Por conta disso, os profissionais mais capacitados nunca ficam sem clientes.

Sendo assim, agora que você já viu os certificados para trabalhar em oficina mecânica, saiba como tirar sua Certificação por Competência.

Confira como funciona a Certificação por Competência

Resumidamente, a Certificação por Competência é um sistema de avaliação de pessoas que estão no mercado de trabalho, sendo amparada pela Lei Federal 9.394/96. Elas conseguiram emprego, no entanto, sem um curso específico. Nesse sentido, podem a partir de agora tirar seus certificados com base na sua experiência profissional.

Portanto, a escola responsável pela certificação verifica a sua documentação e realiza uma prova. É preciso, porém, passar na avaliação e comprovar que tem mais de 2 anos de experiência na profissão em que pretende obter o certificado.

Para concluir, todos os certificados para trabalhar em oficina mecânica citados acima são disponibilizados pela Certificação por Competência. Mas para isso é importante cumprir os requisitos, como a comprovação da experiência.

Desse modo, se você se encaixa no perfil e quer agregar valor ao seu currículo, saiba como funciona a emissão do certificado pelo Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP). Para isso, acesse nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *