Quais as vantagens da Certificação por Competência para as empresas?

Todas as empresas querem a mesma coisa: conquistar e fidelizar o cliente. Afinal de contas, sem o cliente, o empreendimento perde o sentido de existir. É pensando nos mínimos detalhes que as empresas buscam eliminar as pendências em todos os setores e, finalmente, conquistar uma fatia maior do mercado. Entre essas pendências pode estar a falta de certificação dos funcionários. Se você está à frente do RH ou da gerência da empresa, confira neste artigo as principais vantagens da certificação por competência para as empresas.

Mas antes saiba que a certificação por competência não é novidade. Isso porque, em dezembro de 1996, ou seja, há mais de 22 anos, o governo federal atualizou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96).

Para explicar melhor, o artigo 41 desta lei prevê o reconhecimento da experiência do trabalhador através da certificação por competência. Ou seja, não é necessário que o funcionário realize um curso para receber um certificado.

Profissionais com experiência podem ser certificados

Um eletricista industrial, por exemplo, que trabalhou vários anos na função, sem realizar um curso específico por falta de tempo ou condições financeiras, pode conquistar seu certificado.

Ele deve apenas apresentar a documentação necessária, passar pela análise do setor pedagógico e acertar o pagamento para obter seu certificado.

Seguindo esse raciocínio, o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) é uma entidade responsável por emitir certificados por competência de cursos livres, além de manter parceria com instituições que emitem certificados técnicos.

Veja como conquistar sua certificação

Agora que você já conhece melhor a certificação por competência, confira como conquistar o documento na empresa.

Nem sempre o processo de seleção e recrutamento de funcionários dentro de uma empresa exige a apresentação de certificados que comprovem as habilidades.

Mas quando acontece uma auditoria ou um processo para obter a ISO 9001, a apresentação dos certificados dos funcionários se torna um grande diferencial.

Além disso, a empresa contratante pode exigir da prestadora de serviço que todos os seus funcionários sejam certificados nas suas respectivas áreas para, assim, manter a parceria.

Se antecipe às exigências do mercado

Portanto, é melhor se antecipar às exigências do mercado. Para evitar correria no processo de obtenção do certificado por competência, o recomendado é fazer um levantamento de todos os funcionários que não possuem nenhum certificado e, a partir daí, verificar a demanda e procurar a regularização.

Desse modo, com o quadro de colaboradores qualificado, a empresa causa uma boa impressão nos clientes e mostra sua preocupação com a qualidade dos serviços prestados.

Para concluir, agora que você já sabe a possibilidade de solicitar a certificação por competência dos funcionários, que o certificado tem a mesma validade de cursos tradicionais, e que a certificação é estritamente legal, entre no nosso site e veja nossas opções de certificação por competência.

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