Posso pedir aumento salarial com um certificado por competência?

Pedir aumento salarial é algo mais complexo do que a gente imagina. Afinal de contas, aquela velha frase “o não você já tem” não funciona quando o assunto é negociação salarial. Portanto, saiba como pedir aumento de um modo assertivo.

Primeiramente, é bom lembrar que a média salarial paga ao trabalhador operacional, ou seja, aquele que usa sua força física para operar máquinas, transportar objetos ou atender ao público, costuma ser baixa. Isso porque muitos setores da economia se baseiam no salário mínimo, que é de apenas R$ 1.100,00 (em 2021).

Além disso, mais da metade dos trabalhadores não têm o Ensino Médio, que é um diferencial na corrida pelos melhores empregos. Sendo assim, se você concluiu seus estudos, já tem meio caminho andado para pedir aumento salarial.

Mas afinal, o que é um certificado por competência?

Se você ainda não conhece o certificado por competência, fique atento às próximas linhas.

Ele é um certificado emitido após um processo de aferição das competências do profissional que já está no mercado de trabalho.

Segundo o artigo 41 da Lei Federal 9.394/96, pessoas que já têm experiência profissional podem usar a vivência no trabalho para conquistar um certificado. Posteriormente, o trabalhador poderá continuar os seus estudos na mesma área.

Sendo assim, se você tem 2 anos ou mais de experiência comprovada, pode pleitear a certificação.

Nesse sentido, você deve procurar uma escola reconhecida, demonstrar o seu interesse e participar do processo. O Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), por exemplo, pode te ajudar na empreitada de obter seu certificado profissionalizante e, assim, pedir aumento salarial.

Dicas para pedir aumento salarial

Esqueça, portanto, o velho “puxa-saquismo”, pois no mercado de trabalho atual o que conta mesmo é a experiência e a competência.

Sendo assim, acompanhe algumas dicas para pedir aumento salarial:

  • participe de projetos da empresa que não estão diretamente ligado às suas funções, como uma ação voluntária, por exemplo;
  • demonstre mais interesse;
  • sugira novas ideias no seu setor;
  • trate a todos com cordialidade;
  • converse com o seu chefe e deixe claro que deseja receber um aumento salarial;
  • apresente seu certificado por competência, explique o processo e argumente que você está capacitado oficialmente na sua profissão;
  • seja flexível na negociação, pois a empresa pode oferecer um aumento progressivo ou menor do que você imagina para o atual momento.

Agora, se mesmo assim, o seu aumento salarial não sair, considere procurar outra oportunidade no mercado de trabalho ou até mesmo abrir um negócio próprio.

Mas lembre-se que tudo deve ser bem planejado, ou seja, dê um passo de cada vez. Afinal de contas, se você já é um profissional experiente sabe que é preciso ter bastante controle emocional para não passar uma imagem negativa para a empresa.

Além disso, lembre-se que você pode pedir referências da atual empresa para quando for trabalhar em outra organização. E ninguém quer “queimar o filme” no emprego, não é mesmo?

Para concluir, pedir aumento salarial é um momento importante na sua carreira. Tudo pode sair conforme você planejou, mas é preciso se dedicar e encontrar um ponto de equilíbrio para não prejudicar a sua imagem.

E, então, as dicas foram úteis para você? Comente abaixo e compartilhe esse post nas suas redes sociais.

Não deixe de conhecer melhor o IBQP e faça a sua certificação conosco, pois teremos prazer em lhe ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *