Como dar destaque ao certificado por competência profissional no currículo?

certificado por experiência profissional

O certificado por competência profissional faz parte de seu histórico acadêmico. Tudo o que for relacionado à vaga que você deseja se candidatar precisa estar descrito em seu currículo. Ou seja, mesmo que você não tenha estudado em um curso técnico, mas conseguiu um certificado a partir de sua experiência, ele é válido.

Na hora de fazer um currículo, geralmente focamos bastante na experiência de trabalho acreditando que é o que realmente importa. No entanto, a educação é parte fundamental na composição de seu CV. 

Ela pode parecer uma coisa simples, mas é muito esperada por todos os recrutadores. Um currículo sem a educação do candidato vai deixar o recrutador confuso e fazê-lo descartar o documento logo de cara. 

Afinal, pra quê perder tempo com um candidato que omitiu algo tão básico?

Como acrescentar o certificado por competência profissional ao currículo?

A boa notícia é que acrescentar sua educação é bem simples. Você nem precisa se preocupar muito com isso porque já sabe o que tem que escrever, só precisa entender como fazê-lo.

Portanto, a formação acadêmica é uma seção do currículo onde você lista o seu grau de educação, inclusive a escolaridade. Nesse sentido, você pode incluir qualquer tipo de curso relevante à vaga, como:

  • Faculdade;
  • Pós-graduação;
  • Mestrado;
  • Doutorado;
  • Cursos técnicos;
  • Ensino fundamental;
  • Ensino médio;
  • Cursos extracurriculares.

Nesta parte você deve colocar em primeiro lugar o seu grau de educação mais alto partindo para os outros itens relevantes.

Quanto maior for a sua experiência de trabalho, menos detalhes você deve acrescentar à parte da educação. Desse modo, se você não tiver experiência de trabalho, detalhe bastante a sua formação acadêmica, incluindo a escolaridade.

Evite colocar itens desnecessários: se você se candidata a uma vaga de tradutor não precisa colocar que fez um curso de culinária.

A posição ideal para a formação acadêmica no currículo é entre a seção de experiência de trabalho e a de habilidades. Esse é o local perfeito devido à importância que cada seção tem para os recrutadores.

Em um currículo cronológico tradicional, a ordem das seções é a seguinte:

  • Informação de contato;
  • Perfil profissional;
  • Experiência de trabalho;
  • Formação acadêmica;
  • Habilidades ou competências;
  • Informações complementares.

Você deve colocar sua formação acadêmica no currículo do mais recente para o mais antigo. Isto é, coloque a sua graduação mais recente no topo. Porém, se a sua formação mais importante e mais relevante à vaga não é o último curso feito, você coloca ela primeiro.

Onde conseguir o seu certificado?

O Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) visa certificar e qualificar profissionais em todo o território nacional através do ensino a distância contribuindo com o crescimento e desenvolvimento do Brasil.

Uma instituição credenciada e reconhecida é a melhor opção para você conseguir o seu certificado por competência profissional. Já que é o caminho mais simples e rápido para alcançar um emprego novo em uma área que você já tenha experiência.

Entre em contato conosco agora mesmo dando entrada em seu certificado por competência profissional para conseguir mais oportunidades. Nós do IBPQ estamos com uma equipe inteira à sua disposição. Não perca tempo e chame uma de nossas analistas agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *