Por que profissionais experientes não conseguem promoção?

Qualquer colaborador sonha em receber uma promoção. Isso porque ela significa o reconhecimento do superior e a chance de um salário melhor. Contudo, por que profissionais experientes não conseguem promoção? Veja mais detalhes a seguir.

Primeiramente, é bom lembrar que os anos de dedicação à empresa não pesam na hora de conquistar uma promoção. Afinal de contas, a promoção por tempo de serviço não seria assim tão justa.

Nesse sentido, o chefe iria promover o colaborador mais antigo, independentemente do seu esforço. Isso ocasionaria, portanto, funcionários acomodados em sua zona de conforto.

Sendo assim, se você é um profissional experiente, veja dicas para ganhar uma promoção na empresa.

Como mudar esse jogo?

Para tudo na vida é preciso ter estratégia. E, então, qual é a sua estratégia para mostrar que a afirmação “profissionais experientes não conseguem promoção” está errada?

Inicialmente, é preciso pensar: quais são as habilidades e competências necessárias para atuar no próximo cargo? Muitas vezes, pode ocorrer de você não estar despertando essas qualidades. Por isso, mesmo sendo experiente você não recebe promoção.

Em segundo lugar, é preciso fazer uma reflexão: como foi seu desempenho na empresa nos últimos anos? Você cometeu erros graves? Se relacionou bem com a equipe? Propôs ideias colocadas em prática? A verdade dói, mas é necessária, principalmente se for fazê-lo crescer.

Em último lugar, é bom ressaltar que é importante conhecer a realidade financeira da corporação. Sendo assim, se ela está passando por quedas consecutivas no faturamento ou se tem dívidas trabalhistas, por exemplo, dificilmente ela concederá promoções aos funcionários. Pelo menos até passar a crise.

O que fazer até a empresa lhe promover?

Supondo que a empresa está vivendo um momento de contenção, o que fazer enquanto se espera tudo passar para pedir uma promoção?

Especialistas apontam que é preciso continuar se dedicando e vendo chances de sucesso num futuro próximo. Por isso, veja nossas dicas:

  • se dedique ao seu ofício;
  • participe das ações da empresa;
  • se envolva em projetos a longa prazo;
  • participe dos projetos voluntários oferecidos pela empresa, como Dia do Meio Ambiente ou uma ação comunitária no bairro;
  • invista em qualificação profissional.

Em suma, se o atual emprego lhe encanta e deixa feliz, é prudente você continuar nele e lutar por uma promoção.

Como conquistar um certificado?

Para conquistar um certificado ou diploma você precisa correr atrás do seu desejo. Nesse sentido, uma das possibilidades é a Certificação por Competência.

Ela é destinada para profissionais experientes, com no mínimo dois anos de carteira assinada ou de prestação de serviços na área. O certificado é emitido na esfera profissionalizante, especialmente nos níveis de ensino fundamental e médio.

O profissional não precisa fazer um curso, mas sim uma prova teórica para testar seus conhecimentos na área.

Além disso, ele é amparado pelo artigo 41 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96) e é reconhecido e aceito em todos os estados e empresas.

Para concluir, profissionais experientes não conseguem promoção quando deixam de investir em qualificação profissional e se dedicar à empresa. Por isso, acabam sendo deixados de lado em detrimento de funcionários recém-chegados na empresa.

Mas é perfeitamente possível mudar essa condição. O Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) é especializado em certificados por competência. Veja como obter um na sua área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *