Por que o certificado por competência é mais rápido que o curso presencial?

Você pretende aprimorar seu currículo para conseguir um emprego melhor? Então conheça a Certificação por Competência. Especialmente se você não tem tempo para estudar. Descubra por que o certificado por competência é mais rápido que um curso qualquer.

Primeiramente, vamos lembrar que o mercado de trabalho é seletivo e exigente. Ou seja, as empresas têm chance de selecionar os melhores candidatos. Pois a cada vaga surgida, existe uma fila de interessados. Além disso, é exigente, já que pode escolher funcionários somente com certificado para ocupar a vaga.

Desse modo, você não pode dormir no ponto. É importante estar sempre se qualificando e dando o seu melhor para se manter no emprego ou conquistar outro melhor. Só assim, você terá melhores condições no mercado de trabalho e poder realizar os seus sonhos.

O certificado por competência é um curso?

Na prática, o certificado por competência não é um curso. Ele é um sistema de avaliação que afere a competência e o conhecimento do aluno por meio da análise da sua experiência profissional e do seu desempenho numa avaliação teórica.

Para quem não sabe, pode-se comprovar a experiência profissional por meio de carteira de trabalho, através dos últimos registros profissionais. Mas também pode ser averiguada através de um contrato de prestação de serviços, no qual você se compromete a prestar serviços a uma empresa de acordo com as suas habilidades profissionais.

Já a avaliação teórica é uma prova com perguntas e algumas opções de resposta. Você marca a questão que julgar mais acertada. É a chamada prova com questões de múltipla escolha, assim como é feito no vestibular.

Então, só reforçando, a certificação por competência não é um curso. Porém, quem tem direito a fazê-la? Saiba mais detalhes a seguir.

Quem pode obter o certificado por competência?

A certificação por competência foi um meio encontrado pelo poder público para o trabalhador se qualificar, mesmo sem fazer um curso, e as empresas terem profissionais mais habilitados.

Isso é possível porque muitas pessoas não estudam formalmente num curso presencial. Porém, são curiosas, estão o tempo todo lendo publicações voltadas à sua carreira e vendo vídeos na internet sobre a sua área de atuação.

Nesse sentido, a escola disponibiliza o certificado para trabalhadores a partir dos 18 anos de idade e com, no mínimo, dois anos de experiência profissional.

Dessa forma, se você se encaixa nos requisitos deve fazer o seguinte:

  • providenciar documentação pessoal;
  • separar documentos que comprovem sua experiência profissional, como carteira de trabalho, contrato de prestação de serviços, CNPJ ou uma carta de próprio punho onde assume ser verdade os anos acumulados de experiência.

Lembrando que o processo é pago nas instituições particulares.

Sendo assim, se você é um mestre cervejeiro, um atendente de delivery ou tem qualquer outra profissão, pode obter seu certificado por competência sem precisar fazer um curso.

Para resumir, se você tinha a dúvida de que “por que o certificado por competência é mais rápido” que um curso presencial, agora sabe que o processo é diferenciado. Porém, ele tem o mesmo valor de um curso por ser embasado em lei federal (lei 9.394/96, artigo 41).

Para saber mais detalhes, pesquise o site do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) e descubra qual certificado mais se encaixa no seu perfil.

 

Baixe grátis o e-book Guia Rápido para Melhorar sua Carreira sem Investir em Cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *