Por que a experiência no mercado de trabalho está ganhando mais valor?

Profissionais com 10, 20 anos de experiência podem se sentir inferiores aos trabalhadores que estão entrando agora no mercado de trabalho. Isso acontece porque algumas empresas ainda têm a cultura de contratar pessoas mais jovens. Contudo, os empregadores valorizam a experiência no mercado de trabalho.

Você sabia que 62% dos trabalhadores brasileiros têm entre 30 e 59 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)?

Se é assim, então porque se sentir inferior por ter mais idade entre uma equipe formada por pessoas mais novas?

Só para complementar, as empresas gostam de contratar profissionais veteranos ou sêniors porque a experiência no mercado de trabalho agrega valor ao time.

Então, lhe convido a acompanhar mais reflexões sobre este tema neste rápido artigo. E se você é um profissional experiente, veja como destacar ainda mais a sua atuação.

Quais as vantagens de ter experiência no mercado de trabalho?

Uma das principais vantagens de ter experiência no mercado de trabalho é o fato de o profissional saber fazer quase tudo. Sendo assim, por mais que ele não saiba executar uma determinada tarefa, ele conhece os meios para obter informações e entregar os resultados.

Ao contrário disso, alguém com mais anos de casa precisa monitorar um profissional inexperiente. A consequência disso, portanto, é a temida queda na produtividade nas empresas. Isso porque dois profissionais (o experiente e o inexperiente) são deslocados para uma única tarefa.

Portanto, aproveite para conferir mais vantagens de ter experiência no currículo para você e para a empresa:

  • pontualidade;
  • habilidades;
  • competência;
  • menos faltas;
  • mais concentração;
  • autonomia;
  • maior produtividade.

Como você viu, se você é um profissional experiente se sinta orgulhoso da sua trajetória. Porém, se mesmo sendo capacitado você acredita que ainda está precisando melhorar, confira abaixo como valorizar sua performance com um certificado profissionalizante.

Como a Certificação por Competência ajuda profissionais experientes?

Você conhece a Certificação por Competência? Basicamente, ela foi criada em 1996 com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sob o número 9.394.

Portanto, o intuito da lei era valorizar profissionais com experiência no mercado de trabalho, mas que não tinham um certificado na sua área de atuação.

Desde então, milhares de profissionais já conquistaram o reconhecimento da sua vivência nas empresas através desse processo. Aqui no Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), por exemplo, o procedimento é bem simples.

Sendo assim, o profissional precisa ter mais de 18 anos de idade, possuir pelo menos dois anos de experiência na função, além de passar por um procedimento que inclui análise de documentos e aprovação em prova teórica.

Depois de completar todas essas etapas, o profissional recebe em casa o seu certificado com a chancela do IBQP, que é reconhecido pelos órgãos federais e tem ISO 9001:2015.

Para concluir, a experiência no mercado de trabalho só tem a contribuir com o alcance de metas nas empresas e bons resultados. E com o certificado por competência profissionalizante, o trabalhador se sentirá ainda mais reconhecido.

Agora é com você: aproveite para conhecer os certificados disponíveis na nossa plataforma e adquira o seu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *