O que faz e quanto ganha um Técnico em Metalurgia?

Um Técnico em Metalurgia está à frente de processos industriais no setor metal-mecânico, petroleiro e de mineração. Portanto, sua atuação é extremamente importante. Assim, os salários para estes profissionais são atrativos. Então, confira neste post como está o mercado de trabalho para esses profissionais.

A maioria dos metais não existe em estado puro na natureza, e é aí que entram as indústrias de metalurgia. Nesse sentido, o Técnico em Metalurgia pode trabalhar em indústrias de transformação. Ele pode participar de várias etapas, desde a inicial, que é a extração da matéria-prima, até o transporte, o manuseio e a transformação em produtos que abastecem a indústria dos mais variados segmentos.

Certificação por Competência

É interessante observar que muitos profissionais que trabalham nos setores de metalurgia das empresas chegaram aos postos que ocupam apenas com a experiência acumulada no dia a dia.

Esses profissionais, muitas vezes, não apresentaram nenhum certificado no momento da contratação. Porém, isso tem se tornado uma exigência comum na maioria das empresas.

Isso porque muitas corporações passam por avaliações de qualidade que investigam o nível de qualificação dos funcionários. Ou em muitos casos as empresas contratantes exigem prestadores de serviço diplomados.

E se um funcionário não possui um certificado, há duas saídas: ou ele apresenta um certificado válido ou corre o risco de perder o emprego.

Portanto, para recompensar todo o conhecimento adquirido na prática pelo trabalhador foi estabelecida pela Lei 9.394/96 (LDB) a Certificação por Competência.

Ela ampara a emissão de certificado para área profissionalizante ou diploma técnico, equivalente ao curso técnico para profissionais do nível do ensino médio.

É por isso que o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) se tornou polo autorizado do Instituto de Educação Tecnológica Avançada da Amazônia (Ietaam) no processo de aferição técnica.

No prazo máximo de até 90 dias corridos o certificado é emitido ao trabalhador, que pode apresentar o documento na empresa e ficar quites com o Departamento Pessoal.

Vagas de emprego e salários

Como foi dito acima, o Técnico em Metalurgia é um profissional requisitado no mercado de trabalho, podendo executar tarefas pertinentes à área em indústrias, serralherias, soldagem, ferrarias, entre outros.

O mercado está favorável para o profissional. Sendo assim, o salário médio  pago ao Técnico em Metalurgia é a partir de R$ 2 mil, como se pode conferir nos sites de oferta de emprego.

E por falar em emprego, clique nos links abaixo e acompanhe como está a abertura de vagas para Técnico em Metalurgia.

Catho

Indeed

Vagas

Em resumo, o Técnico em Metalurgia que deseja regularizar sua carreira, com um diploma técnico que o permita ser mais reconhecido no mercado de trabalho, pode ingressar com o pedido no processo de Certificação por Competência.

No IBQP – polo autorizado do Ietaam – o profissional precisa ter o ensino médio completo e, no mínimo, dois anos de experiência na carteira.

Após uma análise documental que comprove essas informações, o trabalhador é submetido a uma prova teórica que pode ser feita online. Para mais informações, inclusive sobre investimentos, entre em contato com nossa equipe clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *