O que faz e quanto ganha um Técnico em Mecânica Industrial

O trabalho desenvolvido pelo Técnico em Mecânica Industrial está presente no nosso dia a dia sem percebermos. Seja no elevador que usamos, no duto que transporta o petróleo ou no prego que colocamos na parede da nossa casa.

Isso porque o profissional está por trás do planejamento, execução e manutenção de milhares de itens fabricados. Sendo assim, a atuação desse trabalhador é muito importante para que tudo saia bem.

Embora o Técnico em Mecânica Industrial seja requisitado na indústria, muitos profissionais não conseguem se sentir realizados porque não possuem uma qualificação no currículo.

Desse modo, esses trabalhadores estão empregados, porém, não possuem um certificado que confirme sua competência profissional. Se você está nesta situação, confira as dicas deste artigo.

Certificação por Competência

Nesse sentido, profissionais com experiência em carteira, há mais de dois anos, na área de mecânica industrial, podem obter um diploma técnico após passarem pelo processo de Certificação por Competência.

Se você nunca ouviu falar nisso, saiba que tal procedimento está dentro da lei e tem ajudado milhares de profissionais a conquistarem mais reconhecimento no mercado de trabalho.

Logo, a Certificação por Competência é amparada no artigo 41 da Lei Federal 9.394/96 (LDB) que prevê o reconhecimento de trabalhadores com experiência.

Assim, não é preciso fazer um ano e meio de curso técnico para obter o diploma, mas sim comprovar a experiência com documentos e fazer uma prova teórica.

Dessa forma, a avaliação pode ser realizada pela internet e exige 70% de índice de acertos para que o candidato seja aprovado e possa dar andamento ao seu diploma técnico.

A boa notícia é que o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) se tornou polo do Ietaam (Instituto de Educação Tecnológica Avançada da Amazônia), que é a única instituição brasileira autorizada a emitir diploma técnico por Certificação por Competência.

Portanto, o diploma é reconhecido pelo Sistec-MEC e permite a entrada no pedido de registro no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). Lembre-se que até o ano passado, esse registro era feito no Crea.

Vagas de emprego e salários

E então? O que você está esperando para dar início ao seu processo de Certificação por Competência na área de Mecânica Industrial?

Saiba, de antemão, que é preciso um investimento, porém, o valor é inferior ao de um curso normal.

Por isso, aproveite para dar uma olhada nas vagas de emprego que a carreira te espera! Basta clicar nos links abaixo:

Catho 

Indeed

Vagas

Em média, o salário inicial de um Técnico em Mecânica Industrial é de R$ 2.307,00, mas pode chegar a até R$ 3.684,00. Porém, é claro que tudo depende da política salarial da empresa. A estimativa é do site de empregos Vagas.

Portanto, se você é Técnico em Mecânica Industrial e tem salário inferior ao inicial levantado pelo site Vagas, um dos motivos pode ser a falta de um certificado.

Agora que você já conhece melhor a Certificação por Competência, converse com nossos atendentes. Clique aqui para obter os contatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *