O que faz e quanto ganha um Técnico em Eletrotécnica

O Técnico em Eletrotécnica encontra boas oportunidades no campo de trabalho. Isso porque o setor é abrangido por quatro áreas principais: geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica. Sendo assim, o profissional pode ocupar funções em qualquer um dos segmentos.

Portanto, o profissional da área encontra vagas de emprego em empresas de elétrica em geral, na elétrica industrial e na elaboração e monitoramento de máquinas e processos.

Porém, para preencher essas vagas é preciso, antes de tudo, ser um Técnico em Eletrotécnica qualificado. Você, por exemplo, já atua na área e ainda não tem um diploma técnico? Então, acompanhe a leitura deste post.

Certificação por Competência

Além de todos os meios tradicionais para se qualificar, como se matricular num curso presencial ou a distância, pode-se fazer uma prova para avaliar o seu conhecimento na área.

Mas atenção: esse processo só é destinado a trabalhadores que já estão no mercado de trabalho ou têm como comprovar experiência mínima de dois anos na profissão.

A análise documental, portanto, é o primeiro passo para ingressar num processo de Certificação por Competência, neste caso, para obtenção de um diploma técnico.

Se todos os documentos exigidos foram apresentados e aprovados, o profissional é encaminhado para a prova teórica. O processo é simples e rápido, exigindo 70% do índice de acertos.

E, para você que ainda não conhecia o processo, saiba que ele é reconhecido pela Lei Federal 9.394/96, em seu artigo 41, que abre a possibilidade da emissão de certificado e continuidade futura dos estudos.

Vagas de empregos e salários

Portanto, o bom profissional deve estar ciente que um diploma técnico abre portas para novos empregos e até mesmo promoções internas.

Mas já que estamos falando em mercado de trabalho, clique nos links abaixo e verifique as vagas abertas para o Técnico em Eletrotécnica espalhadas pelas regiões brasileiras.

Catho

Indeed

Vagas

Agora que você já viu as opções do mercado de trabalho, saiba o rendimento médio de cada Técnico em Eletrotécnica.

O salário pago ao profissional varia de R$ 1.800,00 até R$ 3.659,79, conforme apontamento do site brasileiro Salario.com. O rendimento, porém, varia muito conforme o empregador, suas especialidades e a região do Brasil onde se encontra.

Portanto, se você deseja ou necessita urgentemente de um diploma técnico, dentro da conjuntura da Certificação por Competência, procura o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP).

O Instituto é um polo autorizado do Ietaam (Instituto de Educação Tecnológica Avançada da Amazônia) para a emissão de diplomas técnicos. Aliás, o Ietaam é a única instituição brasileira autorizada a emitir diplomas técnicos por Certificação por Competência.

Assim, o diploma técnico de Técnico em Eletrotécnica é registrado no sistema Sistec-MEC e válido em todo o território nacional.

Achou interessante este conteúdo? Continue acompanhando mais assuntos como este nas postagens atualizadas do nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *