O certificado por competência tem validade técnica?

Para ter um certificado por competência não é preciso fazer um curso longo. Mas é necessário ter experiência comprovada na profissão. Portanto se você está nesta condição, conheça o certificado por competência e saiba como melhorar sua carreira.

No vídeo, o presidente do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), Iran Moura, conversa com a gerente administrativa, Sharon Duarte, e a analista de atendimento, Daniele Vargas, sobre a validade técnica da certificação.

Então, vamos aos pontos principais:

  • o certificado por competência profissionalizante não dá acesso ao CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais)
  • o certificado por competência para técnicos permite a emissão do diploma técnico. Este, sim, possibilita a entrada no pedido de registro do CFT.  

Desse modo, como você pode verificar no vídeo, é comum os alunos se confundirem e buscarem o certificado por competência referente a um curso livre e acreditarem que o documento pode ser requisito para dar entrada no CFT.

Porém, somente com o curso profissionalizante, como a NR-10, que reconhece a experiência na área de elétrica, por exemplo, não é permitido dar entrada ao CFT.

É por isso que se o profissional precisa ter em mãos a carteirinha do CFT, ele deve obter um diploma técnico. Por sua vez, o diploma é obtido por meio de análise documental e prova.

Desconto

A equipe do IBQP mostra no vídeo um grande benefício para quem deseja obter a certificação com desconto. Basta mandar um vídeo ou uma foto contando como foi sua experiência no IBQP ou ainda fazer uma recomendação na página da nossa entidade.

Para concluir, conheça melhor nossos certificados por competência. Acesse a página inicial do IBQP e saiba mais.

E aproveite para deixar um comentário sobre sua principal dúvida com relação à certificação. Nós podemos gravar um vídeo respondendo seu questionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *