O certificado por competência tem validade nos EUA?

O certificado por competência tem validade nos EUA e em todos os estados brasileiros. Por isso, ele é um forte aliado do profissional que busca melhores condições de trabalho. Veja mais detalhes neste artigo.

Você já deve ter conhecido algum brasileiro que foi embora para os Estados Unidos em busca de emprego. Na maioria das vezes, por não ter pleno domínio do inglês, o brasileiro acaba conseguindo um emprego operacional, como servente, babá ou diarista.

Isso porque as vagas de emprego de atendimento ao público são para pessoas que têm fluência no idioma norte-americano. Além disso, os brasileiros acabam se adaptando às vagas operacionais. Afinal, ao contrário do Brasil, as empresas pagam bem para essas funções nos EUA. Em muitos casos, as empresas pagam por hora.

Quantos brasileiros estão nos Estados Unidos?

Sendo assim, embalados pelo desejo de morar num país desenvolvido, com uma economia forte e com melhores condições de vida, os brasileiros acabam fazendo as malas e partindo para os Estados Unidos.

E isso é muito comum. Segundo o Itamaraty, 1,3 milhão de brasileiros vivem nos Estados Unidos. Não é possível saber a profissão que os nossos conterrâneos exercem lá em terras norte-americanas. Mas o certo é que muitos deles conseguem emprego e não retornam ao Brasil.

Como tirar a certificação e fazê-la valer nos EUA?

É importante ressaltar que a certificação tem o reconhecimento da Lei 9.394/96, em seu artigo 41. Então, basicamente, para tirar o certificado por competência no Brasil é preciso escolher uma escola, dar entrada no processo e cumprir as etapas necessárias. Confira quais são elas:

  • comprovar experiência de dois anos ou mais na carteira de trabalho;
  • encaminhar a documentação necessária;
  • fazer uma prova teórica;
  • pagar as despesas inerentes ao processo;
  • receber a certificação em casa.

Desse modo, com a certificação em mãos, é necessário fazer uma tradução juramentada para validar o certificado por competência.

Para quem não conhece, a tradução juramentada é a tradução de um documento oficial, como uma certidão de nascimento ou uma procuração, feita por um tradutor público juramentado.

Assim, com o documento em mãos, você pode apresentá-lo nas empresas norte-americanas e conseguir uma melhor posição.

Como ir para os EUA de forma legal?

É extremamente importante procurar os meios legais para migrar para os Estados Unidos. Portanto, é essencial não confiar em atravessadores a fim de não perder dinheiro nem correr riscos.

Portanto, a dica é procurar uma agência de intercâmbio séria e seguir os passos indicados pelos atendentes. Além disso, é importante ir se preparando ainda no Brasil, fazendo um curso de inglês para ter, no mínimo, o nível intermediário antes de embarcar.

Em resumo, o certificado por competência tem validade nos EUA. Mas é importante fazer a tradução juramentada do documento para que ele seja aceito pelo empregador estrangeiro. Além disso, é necessário tomar todos os cuidados para obter o visto americano e estar legalizado dentro do país.

Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) já emitiu certificados para trabalhadores com todos os históricos. Sendo assim, você pode entrar no site do IBQP, escolher o certificado que está mais alinhado com a sua experiência profissional e se destacar na sua profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *