O certificado por competência profissional é válido só no Sudeste?

Você já conhece a Certificação por Competência? Ela é um processo que certifica a pessoa independentemente de onde ela adquiriu os conhecimentos numa determinada área profissional. Mas será que o certificado por competência profissional é válido apenas na região Sudeste do Brasil?

Alguns alunos têm essa dúvida porque o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) tem sua sede em São Paulo. Entretanto, a resposta é muito simples. A lei que rege o certificado profissional é federal. Portanto, ela tem abrangência nacional.

Sendo assim, imagine que uma pessoa mora no Amazonas. Ela tirou o certificado em uma escola de São Paulo. Mas foi trabalhar no Rio Grande do Sul. Em qualquer situação, o certificado por competência profissional é válido.

Isso porque o processo é totalmente amparado pelo artigo 41 da Lei 9.394/96, que é a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Por outro lado, se a lei que permite a certificação fosse estadual, ela teria vigência apenas no estado de origem. Mas não é o caso. Dessa forma, o aluno pode obter seu certificado independentemente do estado em que estiver.

Mas por que tirar a certificação? Veja a seguir as principais razões.

6 motivos para tirar o certificado por competência

Muitas vezes queremos uma promoção profissional ou mais reconhecimento na empresa. No entanto, não fazemos nada para mudarmos a situação. Justamente por isso é preciso tomar uma atitude. E um bom caminho para melhorar a vida profissional é obter um certificado.

Veja mais vantagens a seguir:

  1. agrega valor ao currículo;
  2. aumenta o salário em até 40%;
  3. é a porta de entrada para um curso técnico ou uma faculdade;
  4. ter o reconhecimento da equipe de trabalho;
  5. melhorar o nível de capacitação da equipe (no caso do empresário);
  6. é prático e econômico.

Contudo, como conquistar o certificado na sua área profissional? Saiba mais a seguir.

Como tirar o certitificado sem precisar viajar?

Quando fazemos um curso a distância, temos que nos deslocar para outra cidade ou estado para participar de uma avaliação. Mas na Certificação por Competência isso não é necessário.

Você pode fazer todo o processo, desde a entrevista inicial até a prova teórica, usando a internet. Isso porque a conversa inicial pode se dar pelo WhatsApp, que é o aplicativo por mensagem mais usado no Brasil. Além disso, a prova pode ser encaminhada por e-mail.

Portanto, é a tecnologia facilitando o processo para você se tornar um profissional ainda melhor. Sendo assim, o melhor a fazer é dar início o quanto antes ao seu processo de certificação.

Isso porque ele é mais rápido que um curso EAD (Ensino a Distância), porém não podem ser puladas etapas. Sendo assim, você precisa passar pela entrevista, envio de documentos e prova.

Para concluir, o certificado por competência profissional é válido em qualquer região do Brasil. Assim sendo, se você for um mecânico, um auxiliar de cozinha ou uma manicure com muita experiência, mas sem certificado, tire sua certificação por competência.

Com o IBQP você pode ter o seu em questão de poucos dias. Saiba mais falando com o atendimento na página de contatos.  

 

Baixe grátis o e-book Guia Rápido para Melhorar sua Carreira sem Investir em Cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *