O certificado por competência pode ser emitido por escola privada?

Quando se inicia um processo de avaliação pelo sistema de Certificação por Competência surgem algumas dúvidas. Isso porque o processo não é tão comum quanto o de um curso normal. Mas é bom salientar que o certificado por competência pode ser emitido por escola privada. Afinal, o documento terá a mesma validade de um fornecido por escola pública.

Sendo assim, confira neste artigo como as instituições privadas podem emitir as certificações. Veja também porque o aluno deve ficar atento quanto à validade do certificado.

Quando a Certificação por Competência começou?

Nos anos 90 no Brasil já existia a necessidade da qualificação profissional. No entanto, muitos trabalhadores ficavam meses isolados trabalhando em campo ou dentro das fábricas. Assim, não tinham tempo de fazer um curso.

Paralelamente a isso, esses profissionais já tinham conhecimento através da prática diária da profissão. Então, os sindicatos lutaram. O governo reconheceu que era preciso criar um método de avaliação.

Foi assim que o poder público inseriu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96) o artigo 41, que abria caminho para a Certificação por Competência. A partir daí, as escolas públicas e particulares passaram a utilizá-las.

Como funciona a Certificação por Competência?

O trabalhador que deseja obter o certificado por competência deve procurar uma instituição de ensino.

A partir daí, ele dá entrada ao processo. Sendo assim, o profissional deve encaminhar os seguintes documentos para iniciar a análise:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de endereço;
  • cópia da carteira de trabalho.

Mas se o trabalhador não tiver registro em carteira ele pode fazer uma cópia de um contrato de prestação de serviço que conste a sua profissão.

Além disso, se as duas alternativas não forem possíveis, o profissional pode fazer uma carta onde afirma que a experiência profissional na área é verdadeira.

O próximo passo, então, é a análise dos documentos e o agendamento da prova teórica. O profissional deverá responder as questões de múltipla escolha pelo seu computador e aguardar o resultado. Se tudo ocorrer bem, a escola envia o certificado profissionalizante para a sua residência.

Como saber que o certificado é legal?

É bom ficar atento, pois podem ocorrer golpes pela internet. Então, verifique se a instituição é séria e idônea. Veja algumas observações:

  • confira se ela tem um site e redes sociais ativos;
  • verifique como é o processo de entrega do certificado;
  • pesquise sobre o histórico da escola.

Além de tudo, converse com o funcionário da escola (por telefone ou videochamada) para procurar saber mais detalhes da instituição.

Para concluir, o certificado por competência pode ser emitido por escola privada ou pública, pois terá a mesma validade, mas é importante conferir a qualidade da instituição.

Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) é especializado em Certificação por Competência profissionalizante e técnica. A instituição foi fundada em 2008 e já certificou milhares de profissionais.

O IBQP é uma das poucas escolas do Brasil com certificado ISO 9001:2015, ou seja, passou por todas as avaliações de qualidade. Ele possui serviços para o aluno e para as empresas que podem ter descontos especiais ao adquirir certificados para seus colaboradores.

Para saber mais, acesse a página inicial do site do IBQP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *