O certificado por competência é mais rápido que um curso EAD?

Você está pensando em tirar um certificado por competência, mas tem medo que ele seja um processo demorado? Então confira neste artigo como o certificado por competência é mais rápido que um curso EAD ou de outra modalidade.

Muitas vezes precisamos apresentar um certificado na entrevista de emprego, porque o RH está pedindo ou para concorrer a uma promoção na firma. Entretanto, não dispomos de tempo para tirar o certificado em poucos dias.

Sendo assim, a solução é a Certificação por Competência. Porém, é preciso atender a alguns critérios. Sobre esse detalhe, veja mais informações a seguir.

Quanto tempo dura o sistema de avaliação?

É claro que o tempo para tirar seu certificado por competência varia. Tudo vai depender da sua disposição em mandar a documentação necessária e fazer a prova teórica.

Mas em suma funciona da seguinte maneira. Você entra no site do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) ou de outra instituição que preferir, realiza o pagamento das custas do certificado e aguarda o contato de nossas atendentes.

A partir do contato, você deve encaminhar seus documentos necessários, como:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de endereço;
  • cópia da carteira de trabalho (se empregado);
  • cópia do CNPJ ou de contrato de prestação de serviços (se autônomo);
  • declaração de próprio punho afirmando que tem mais de dois anos de experiência (na ausência da carteira de trabalho ou do contrato de prestação de serviços).

Após isso, os documentos vão para a secretaria acadêmica do IBQP, que analisa a veracidade. Em seguida, o setor responsável manda uma avaliação teórica por e-mail. Você deve respondê-la e devolvê-la ao IBQP.

Você já recebe o certificado em versão PDF ou aguarda o encaminhamento para o seu documento. Mas é preciso alcançar a pontuação necessária.

Enquanto um curso EAD demora de um a três meses, na média, o certificado por competência é mais rápida, podendo ficar pronto dentro de uma semana.

O sistema de certificação é legal?

Sim, o sistema de certificação por competência é amparado pela Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB) e referendado pelo parecer 16/2009 do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Contudo, para ter direito ao certificado profissionalizante é preciso cumprir alguns requisitos, como:

  • ter mais de 18 anos de idade;
  • ter 2 anos ou mais de experiência na área;
  • atuar na área de ensino fundamental, médio ou técnico (a certificação por competência não substitui uma faculdade, por exemplo).

Portanto, por ser regido por uma lei federal, o certificado por competência é válido em todo o país. Além disso, qualquer empresa deve aceitar o certificado como comprovação das habilidades do trabalhador.

Para concluir, o certificado por competência é mais rápido que um curso EAD ou um cursinho livre normal. Isso porque o certificado tem emissão garantida e exige apenas a realização de uma prova.

O IBQP, como você viu no decorrer deste artigo, pode lhe ajudar. Para tirar suas dúvidas sobre o procedimento e as áreas disponíveis converse com nosso atendimento.

Depois disso é só colocar o certificado no seu currículo e batalhar para conseguir uma promoção ou um novo emprego com salário melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *