O certificado por competência é gratuito ou pago? Saiba mais!

Se você está lendo este post é porque, certamente, já conhece o certificado por competência profissional. Ele é uma confirmação de que o trabalhador tem conhecimento e experiência na área em que atua. Porém, muitos têm dúvidas se o certificado por competência é gratuito ou pago. Sendo assim, acompanhe as informações a seguir.

Primeiramente, vamos esclarecer que a Certificação por Competência é legal. A Lei 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) a ampara. O artigo 41 cita que profissionais com experiência podem ser certificados para prosseguir os estudos. Portanto, resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) reconhecem essa diretriz.

Sendo assim, para resumir este tema, o certificado pode ser gratuito ou pago, dependendo da escola e da metodologia escolhida. Nesse sentido, confira a seguir mais detalhes desse assunto.

Entenda porque o certificado pode ser pago

O certificado por competência é pago em instituições particulares, como o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Sendo assim, existem custos operacionais, como aluguel, água, luz, internet e folha de pagamento para que o certificado por competência chegue até o aluno aprovado no processo.

Mesmo que todas as etapas sejam a distância, existem custos de manutenção, como domínio e hospedagem do site, além do processo de desenvolvimento e atualização da plataforma.

Além disso, quem recebe o certificado não imagina que há tantas pessoas envolvidas. Desde o profissional do atendimento, que faz o primeiro contato com o aluno, até o pessoal da secretaria acadêmica, que analisa os documentos e as provas.

Por consequência, as instituições privadas não teriam condições de fazer o processo gratuito. Isso porque essa área não tem subvenção do poder público.

Por outro lado, há certificado por competência profissional gratuito em instituições públicas. Uma delas é o Centro Paula Souza (CPS) do governo de São Paulo.

No entanto, o que diferencia uma instituição da outra não é apenas a cobrança ou não de um valor determinado para a emissão do certificado. Mas sim a metodologia. Algumas escolas exigem exames teóricos e práticos.

Veja como funciona no IBQP

O IBQP é uma escola profissionalizante que tem, entre as suas frentes, a Certificação por Competência para profissionais que querem se destacar no mercado e para empresas que visam melhorar o nível de qualificação dos seus colaboradores.

Primeiramente, o interessado faz uma entrevista inicial com o atendimento do IBQP. O contato é a distância. A partir daí ele encaminha a documentação básica, como:

  • RG;
  • CPF;
  • Cópia da carteira de trabalho (se for trabalhador CLT);
  • Cópia do CNPJ ou contrato de trabalho (se for autônomo).

Após a análise documental, o aluno realiza uma avaliação teórica. Durante o processo, ele realiza o pagamento da Certificação por Competência. O valor é infinitamente menor do aplicado em um curso on-line ou presencial.

Para concluir, se a dúvida era se certificado por competência é gratuito ou pago, agora os esclarecimentos foram feitos.

Então, para tirar outras dúvidas, fale com o atendimento do IBQP clicando na página de contatos.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *