O certificado por competência é aceito pelas empresas? Veja os detalhes

A Certificação por Competência é um sistema de avaliação que certifica o profissional com experiência na profissão. Sendo assim, ele beneficia o trabalhador e a empresa, que tem profissionais mais qualificados. Nesse sentido, o certificado por competência é aceito pelas empresas. Para acompanhar mais informações sobre este tema, leia este artigo.

Para começar este tema, vamos lembrar que a Certificação por Competência é um processo que afere as habilidades e conhecimentos do trabalhador, sem ele precisar fazer um curso.

Por exemplo: para um profissional em início de carreira obter um certificado de Analista de Frota é preciso que ele faça um curso. Seja numa escola presencial ou a distância.

Porém, se ele já trabalha na área, não precisa fazer um curso a fim de aprender o que já domina na prática. Sendo assim, criou-se a Certificação por Competência. Saiba mais sobre como ela funciona.

A Certificação por Competência é um curso?

Na verdade, a Certificação por Competência não é um curso. Ela é método que afere a capacidade do profissional. Após fazer uma prova e comprovar que ele tem experiência na profissão, o trabalhador já tem direito a receber o certificado.

Contudo, se ele reprovar na avaliação ou não conseguir comprovar que tem experiência, não é possível ser certificado. Isso porque o processo também deve seguir a legislação vigente. Já imaginou, por exemplo, um profissional não atender às especificações da profissão e, ainda assim, ser diplomado para atuar no mercado de trabalho?

No caso da certificação, a lei vigente é o artigo 41 da Lei Federal 9.394/96 e o Parecer CNE/CEB 16/1999.

E se a empresa não aceitar o certificado?

O certificado emitido por competência profissional tem a mesma validade de um certificado de um curso presencial ou a distância. Sendo assim, a empresa não pode recusar o documento.

Mas se isso acontecer, o fato pode ser considerado discriminatório e ser resolvido em âmbito judicial. No entanto, é bom lembrar que o certificado por competência tem reconhecimento em concursos públicos e no registro profissional em conselhos de classe, no caso de diplomas técnicos emitidos por meio da Certificação por Competência.

Baixe grátis o e-book Guia Rápido para Melhorar sua Carreira sem Investir em Cursos

Além disso, é bom ressaltar que o certificado é válido em todo o território nacional. Não importa, por exemplo, se você obteve o certificado em São Paulo e for trabalhar em Minas Gerais. O estado de emissão não interfere.

Como obter o certificado por competência?

Nesse sentido, como o certificado por competência é aceito pelas empresas, confira como obter o seu:

  • entre no site do IBQP (Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional);
  • escolha o seu certificado (de acordo com o seu histórico profissional);
  • faça a aquisição;
  • aguarde o retorno do setor de atendimento do IBQP;
  • proceda o passo a passo: envio de documentos e avaliação teórica;
  • receba o certificado em casa, em pouco tempo e sem precisar viajar.

Para concluir, o certificado por competência é aceito pelas empresas, que devem reconhecer a validade do documento por ele ser fundamentado em lei federal.

Aproveite que agora você já conhece melhor o sistema de aferição profissional e aquira o seu certificado acessando o site do IBQP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *