Investir na formação profissional: por que é tão importante?

Investir na formação profissional é um hábito dos trabalhadores que são exemplo dentro da equipe. Isso porque eles conseguem desenvolver o trabalho conforme a expectativa da empresa.

Afinal de contas, você já ouviu dizer que para fazer o certo e para fazer o errado dá o mesmo trabalho? Então, a melhor opção é fazer o certo, não é mesmo?

Por isso, um dos caminhos mais acertados é investir na formação profissional. Mas não se preocupe, pois isso é mais fácil do que você pode imaginar.

Veja, portanto, nesse artigo como ter um certificado que comprove sua experiência profissional. Além disso, saiba como encontrar mais motivação no emprego.

Certificação por competência profissional: veja como funciona

Se você ainda não conhece, aproveite esse artigo para saber o que é a Certificação por Competência.

Na prática, ela é um processo de avaliação que dispensa o curso. Portanto, se o profissional tem experiência numa determinada área, ele faz uma prova e apresenta documentos que comprovem seu histórico profissional.

Mas o certificado por competência tem algumas restrições. Ele não pode, por exemplo, substituir uma faculdade. Afinal de contas, para cargos de analistas é preciso passar por um curso, seja ele presencial ou a distância.

Nesse sentido, existe toda uma legislação por trás desse processo. Ainda em 1996, o governo aprovou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Um dos seus artigos, o 41, aceita a Certificação por Competência.

Sendo assim, trabalhadores de nível fundamental e médio podem obter um certificado. Como resultado, eles podem continuar os estudos mais motivados.

E, por falar em motivação, veja a seguir como se motivar no trabalho.

Investir na formação profissional: motivação é o começo

Você trabalha apenas pelo salário ou porque ama o que faz? É importante responder a essa pergunta porque unir o dinheiro na conta com a satisfação de trabalhar é fundamental!

Portanto, reveja seus conceitos no trabalho. Afinal de contas, você pode tentar ser feliz no seu atual emprego ou quem sabe pedir a conta e arrumar um trabalho melhor, mais próximo de casa ou com um clima organizacional mais agradável.

Sendo assim, veja nossas dicas para encontrar motivação no emprego e, assim, investir na formação profissional.

  • busque conhecer outros setores da firma;
  • procure ter a mesma motivação de quando foi contratado;
  • saiba que muitos gostariam de estar no seu lugar;
  • mostre-se mais interessado nos resultados  da empresa;
  • envolva-se em projetos de longo prazo na empresa;
  • busque mais certificados para o seu currículo.

Em resumo, investir na formação profissional leva tempo, mas compensa. Além disso, é importante para aumentar sua autoestima e melhorar a sua condição financeira. Já que, automaticamente, após essa mudança de mentalidade você poderá conseguir uma promoção.

O Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) pode te ajudar. Somos uma escola de educação profissionalizante que atua com cursos a distância, supletivo, diploma técnico e certificado por competência profissionalizante.

Para saber mais sobre como conquistar seu certificado entre em contato com o nosso atendimento acessando o nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *