Emprego sem certificado é algo possível?

Você trabalha há muitos anos na mesma área, mas não tem um certificado que comprove oficialmente a sua experiência? Pois saiba que há muitos profissionais capacitados nesta mesma situação. Afinal de contas, a média de pessoas sem certificado no Brasil está na casa dos 60%. Mas você pode estar pensando: emprego sem certificado é possível? Veremos algumas reflexões sobre o tema neste artigo.

Mas antes de entrar no assunto, é interessante lembrar que desde 1996 a Lei 9.394 permite a certificação por competência. O candidato ao certificado é avaliado e recebe o certificado, seja num curso profissionalizante ou técnico, sem a necessidade de fazer um curso.

Primeiramente, muitas pessoas responderiam a esta pergunta falando que emprego sem certificado é possível sim, desde que o candidato à vaga tenha o famoso Q.I (quem indique).  

Afinal de contas, quem nunca perdeu uma vaga de emprego porque um amigo ou um primo do encarregado teve preferência na hora da contratação?

O recrutador não tem bola de cristal

Outra situação diz respeito ao fato de o recrutador não saber nada sobre você. Ou seja, na hora em que ele pega o seu currículo, ele vê apenas o seu nome, seus dados pessoais, a sua escolaridade e a sua experiência.

Por exemplo, você pode ser um eletricista competente, ter 10 anos de experiência, ser pontual e ter as respostas na ponta da língua quando acontece um problema elétrico… Porém, você corre o risco de não ser chamado para a entrevista de emprego por não ter um certificado.

Isso acontece devido à frieza do processo seletivo. Quando uma vaga é aberta, o setor de RH da empresa costuma receber centenas de currículos.

O recrutador tem pouquíssimo tempo para avaliar criteriosamente currículo por currículo. Afinal de contas, este profissional tem que conciliar a condução da seleção com outras funções do departamento.

Diga não ao comodismo

Nesse sentido, a falta de uma certificação por competência atrapalha até mesmo quando você já está empregado, no entanto está há vários anos na mesma função e recebendo o mesmo salário.

Embora você possa estar pensando: “ah, mas pelo menos eu estou empregado”. Com certeza, você está certo. Isso porque o Brasil tem hoje perto de 13 milhões de desempregados.

Emprego sem certificado

Entretanto esse não deve ser um motivo para você se acomodar e ficar na sua zona de conforto. A melhoria constante faz parte do perfil de qualquer profissional.

Só para exemplificar, você já percebeu que um colega de trabalho, com menos tempo de casa, é promovido após conquistar um certificado ou concluir um novo curso?

É por isso que estar num emprego sem certificado tende a deixar o profissional acomodado. Quando se conquista um certificado por competência, o trabalhador ganha também mais autoconfiança.

Nesse sentido, o profissional não precisa parar por aí. Engana-se quem pensa que o certificado por competência é o único a estampar o currículo. Enfim, ele é o primeiro passo. Já pensou, por exemplo, em voltar a estudar?

Pessoas com mais de 40 anos têm buscando certificação

Hoje a busca pelo conhecimento tem envolvido cada vez mais as pessoas com mais de 40 anos, que têm como aliada a experiência vivida no mercado de trabalho.

E, se antigamente, as coisas eram mais difíceis, hoje em dia é possível concluir um curso 100% online, estudando no seu tempo.

Em resumo, um emprego sem certificado pode causar uma sensação de comodismo que não gera uma percepção positiva da sua imagem dentro da empresa ou num processo seletivo.

Para suprir essa necessidade de mercado, o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQPoferece uma grade variada de certificados por competência. Basta clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *