Emprego em meio período: 5 dicas para conseguir um

Como conseguir um emprego em meio período? Apesar de ser mais difícil, essa missão não é impossível. Afinal de contas, há muitas empresas de variados setores que precisam de funcionários por menos horas.

A grande maioria dos contratos de trabalho é de 8 horas por dia. Porém, há profissionais contratados para trabalhar em meio período, em jornadas de 4 ou 6 horas por dia.

Embora o salário possa ser menor, a carga horária reduzida é interessante. Isso porque, se você tiver condições, pode arrumar dois empregos em meio período. Ou ainda fazer alguma atividade enquanto não está trabalhando, como estudar, trabalhar como autônomo ou cuidar dos filhos ou dos pais mais velhos.

Sendo assim, acompanhe a seguir algumas dicas de como conseguir emprego meio período.

1.Procure empregos que oferecem jornada reduzida

Nesse sentido, ao mandar currículos deixe claro que você quer trabalhar em jornadas de 4 ou 6 horas por dia. Algumas agências de emprego já separam as vagas de meio período das demais.

2.Considere trabalhar como consultor ou PJ

Dependendo da sua área de atuação, você pode trabalhar como consultor ou como PJ (Pessoa Jurídica). Nesse caso você deve ter um CNPJ, como microempreendedor individual, e prestar serviço às empresas. Assim, você pode se tornar um consultor da Jequiti ou da Hinode, por exemplo, ou prestar serviço na sua área.

3.Procure empregos no setor de eventos

Serviços ligados ao setor de eventos, como bares e casas de show, normalmente ocorrem em meio período. Sendo assim, você pode trabalhar como garçom, animador de festas, cozinheiro, confeiteiro ou recepcionista de eventos.

4.Invista na busca em call-centers

Na maioria das vezes, os call-centers contratam trabalhadores por turno. Sendo assim, você pode conseguir trabalhar somente no período da manhã ou da tarde. Basta ter pique para fazer vários telefonemas por dia.

5.Busque trabalho como secretária

Trabalhar como secretária em consultórios médicos pode ser uma ótima saída. Isso porque muitos médicos trabalham em hospitais e querem manter o atendimento particular nos consultórios. Mas para isso eles ficam apenas algumas horas do dia. Desse modo, se você domina o pacote Office e gosta de atender ao público considere trabalhar nessa área.

Mas de qualquer forma, independentemente do serviço escolhido, você precisa ter um certificado para dar mais peso ao seu currículo. Nesse sentido, conheça a Certificação por Competência.

Ela não é um curso, mas sim é um processo que afere as habilidades do profissional por meio de análise da carteira de trabalho e outros documentos, entrevista e prova teórica.

O processo é, portanto, muito mais rápido e barato que fazer um curso convencional. Além disso, o certificado é reconhecido por lei. Ele é amparado pelo artigo 41 da Lei Federal 9.394/96, que é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira.

Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) é especialista em certificados por competência. Há uma infinidade de áreas certificadas no site. Uma delas certamente se encaixa no seu perfil.

Para concluir, encontrar emprego em meio período pode ser vantajoso, pois você continua no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, pode resolver questões da sua vida pessoal, como estudar ou cuidar de um parente.

Para saber mais sobre a Certificação por Competência acompanhe os nossos conteúdos publicados no Facebook. Aproveite para seguir nossa fanpage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *