Conseguir um aumento salarial: fuja desses 5 erros agora mesmo

Como conseguir um aumento salarial? Se você está fazendo de tudo para isso acontecer, mas a empresa ainda não deu sinal verde, saiba que você pode estar cometendo alguns erros. Por isso, preste atenção nesse artigo para evitar tropeços na hora de pedir aumento.

Primeiramente é bom lembrar que é preciso acompanhar a real situação da empresa. Nesse sentido, muitos patrões falam abertamente do seu faturamento. Portanto, por aí você já pode ter uma noção se a firma está vivendo um bom momento ou não.

Logo, se o faturamento estiver crescendo mês a mês, isso é um sinal positivo para você ensaiar o seu pedido de aumento. Afinal de contas, faça uma autoavaliação. Verifique, por consequência, como tem sido a sua contribuição para o crescimento da empresa.

Por exemplo, se você é um vendedor, tem muitos anos de casa e bate a meta todos os meses, é um indicativo de que se você sair da empresa fará muita falta, não é mesmo?

Em suma, analise como tem sido a sua participação na empresa. Assim, se ela for positiva e se o negócio está passando por uma boa fase é o momento de você conseguir um aumento salarial.

Contudo, mesmo diante do cenário positivo você pode não conseguir um aumento salarial por conta de alguns erros. Sendo assim, acompanhe alguns deles a seguir e mude suas atitudes.

1.Fazer apenas a sua obrigação

Do ponto de vista do sindicato ou do empregado, fazer apenas a obrigação pode parecer justo. Entretanto, muitas vezes a empresa não faz só a obrigação dela. Ou seja, ela paga cursos e dá folgas esporádicas. Portanto, uma mão lava a outra!

2.Trabalhar desmotivado

Geralmente, funcionários que fazem apenas a obrigação também trabalham desmotivados. Ou seja, não sentem prazer em começar um novo projeto, não são amigáveis com a equipe e, principalmente, não tratam bem os clientes.

3.Não se engajar em projetos

Há muitas empresas que têm Cipa, projetos de trabalhos voluntários, ações na sociedade e muitas outras iniciativas. Se você se recusar participar de todos os projetos pode passar a impressão de que você não veste a camisa da empresa.

4.Pedir uma promoção muito cedo

Há muitas pessoas que acabaram de entrar na empresa e já querem um aumento. Nesses casos, elas podem ter entrado aceitando um salário mais baixo que o mercado. No entanto, acordo é acordo. Portanto, se você se arrependeu de ter aceito o salário oferecido, aguarde mais um tempo para conseguir um aumento salarial.

5.Não investir na sua carreira

Quando o funcionário não investe na própria carreira, é como se ele estivesse parado no tempo. Sendo assim, a empresa também não reconhece o seu valor. Por conta disso, conseguir um aumento salarial fica mais difícil.

Mas a boa notícia é que existe a Certificação por Competência. Ela é baseada no artigo 41 da Lei 9.394/96. Nesse sentido, como o próprio nome diz, ela certifica o profissional de acordo com a sua competência, ou seja, com a sua experiência adquirida nos últimos anos. Ele só precisa apresentar sua documentação, pagar o processo e passar na avaliação teórica.

Em suma, conseguir um aumento salarial é possível, mas é necessário contar com um planejamento. Ele inclui mais participação e envolvimento no trabalho, além de investimento na capacitação.

Ficou curioso para saber se a sua área é atendida pela Certificação por Competência? Acesse o link do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *