Como ter um certificado de coach por competência?

O mercado de coach está em crescimento no Brasil. Os profissionais encontram clientes em vários segmentos, como vida pessoal, profissional, carreira, adolescentes, esportes de alto rendimento, entre outros. Por isso, ter um certificado de coach é alcançar um nível a mais na sua carreira.

A profissão é relativamente nova, mas já encontra grande aceitação entre o público. Isso porque o processo de coach foca em aspectos pontuais que tiram a paz de espírito do paciente.

Portanto, um medo aparentemente infundado de falar em público, a necessidade de despertar a liderança e a importância de fechar um ciclo do passado são aspectos resolvidos com um processo sistematizado de coaching.

Afinal, o coach usa usa ferramentas científicas adequadas para fazer o coachee encontrar respostas interiores que resolvam os seus impasses e superem seus temores e limites.

Certificado por competência profissional para coach

No atual contexto, o profissional de coach pode vir de qualquer área. Portanto, ele pode ser um terapeuta, psicólogo, head de vendas, empresário, administrador, economista ou vir de qualquer outro segmento.

Basta que ele trabalhe como coach ou tenha tido experiências relacionadas à área nos últimos anos para ter direito a um certificado de coach. Estamos falando, finalmente, da Certificação por Competência. Você já conhece esse processo?

A Certificação por Competência é um sistema de avaliação e não um curso. Porém, ela emite certificado válido assim como outros cursos presenciais ou on-line.

Nesse sentido, a Lei Federal 9.394/96, em seu artigo 41, reconhece a certificação. A referida lei estabelece que o conhecimento adquirido no trabalho também é passível de certificação.

Contudo, para ter acesso a esse tipo de certificação, é importante seguir alguns passos, como:

  • ter mais de 18 anos;
  • possuir 2 anos ou mais de experiência na profissão;
  • passar por uma avaliação teórica.

SAIBA MAIS – CONHEÇA OS CERTIFICADOS NA ÁREA DE COACH

Sendo assim, para que o coach comprove a experiência profissional é importante reunir documentos, como a cópia de um contrato de prestação de serviços ou até mesmo uma carta de próprio punho na qual confirma que tem experiência profissional como coach.

Certificado por competência para coach e master coach

O profissional coach é aquele que se dedica à uma área, como life coaching ou business coach. Contudo, o master coach é o profissional que está no nível Sênior da sua carreira. Sendo assim, ele é o coach mais experiente e com mais conhecimento técnico.

Nesse sentido, se você busca esse diferencial, é importante lembrar que o processo de Certificação por Competência oferece certificados tanto para coach quanto para master coach.

Justamente por isso, o processo de avaliação é diferenciado para cada área. Porém, o mais importante é que após passar por todas as etapas, os profissionais são certificados e podem exercer tranquilamente a função, agregando valor à sua carreira.

Para concluir, o certificado de coach pode ser obtido a partir da sua experiência profissional. Basta para isso procurar uma instituição que ofereça o serviço de Certificação por Competência.

Nesse sentido, visite o site do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) e veja como o processo é sério e adequado às suas necessidades.

Aproveite e siga nossa fanpage no Facebook para ficar por dentro das nossas novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *