Como melhorar a autoestima no trabalho com um certificado por competência

A autoestima é a condição de sentir-se bem consigo mesmo. Porém, por uma série de motivos, o profissional pode perder a autoestima no trabalho. Por consequência, isso interfere na produtividade e na própria equipe.

Independentemente do que provoca a autoestima no trabalho, é bom lembrar que é preciso superar este problema. Só assim, o profissional poderá trabalhar mais confiante e feliz.

Por isso, veja neste artigo algumas sugestões para aumentar a autoestima no trabalho.

Como a qualificação profissional pode aumentar a autoestima no trabalho

Todos sabem que os recrutadores das empresas reclamam da falta de qualificação da mão de obra brasileira. Isso porque, na média, cerca de um terço dos trabalhadores não terminaram os estudos. Além disso, poucos têm títulos, como certificados profissionalizantes.

Sendo assim, um dos primeiros passos para alcançar mais autoestima no trabalho é a busca pela qualificação profissional. Isso porque você terá um diferencial e se tornará um trabalhador mais requisitado no mercado.

E não pense que é difícil se qualificar. Você pode se matricular num curso profissionalizante, se inscrever num curso técnico ou ainda fazer a Certificação por Competência.

Aferição

Nesse sentido, a Certificação por Competência não é um curso, mas uma avaliação documental e teórica que confere sua vivência prática e seus conhecimentos.

Por exemplo, se você trabalhou anos como manicure, você pode participar do processo e obter seu certificado. Ou ainda se você sempre trabalhou na área administrativa, pode conquistar um certificado como atendente administrativo. Afinal, a experiência você já tem, só falta um certificado.

Gostou dessa dica? Então, aí vai um resumo do processo:

  • ter mais de 18 anos;
  • ter 2 anos ou mais de experiência na profissão;
  • passar na avaliação teórica.

Só para complementar, a certificação é amparada por lei (artigo 41 da Lei Federal 9.394/96).

Como ter mais atitude e se sentir mais confiante na empresa

Então, com um certificado profissionalizante em mãos, você poderá mudar algumas atitudes e pensamentos, tornando-se mais confiante. Nesse sentido, veja algumas dicas que separamos para você:

  • acredite em seu potencial;
  • não tenha medo de dar a sua opinião sobre os fatos;
  • não tente ser perfeito;
  • aprenda a conviver com o erro;
  • aprenda a dizer “não”;
  • busque não ser “agradador”, pensando apenas nos outros.

Portanto, a mudança pode estar num pequeno passo. Isso porque a partir do desejo de ter mais autoestima no trabalho, o profissional pode traçar um plano de ser mais confiante em seus próprios talentos.

Como a insegurança pode afetar a conquista de um novo emprego

Assim como em outros setores da vida, na vida profissional também é preciso ser otimista e ter um olhar altruísta. Sendo assim, as empresas procuram profissionais proativos e confiantes.

Justamente por isso, a falta de autoestima no trabalho pode comprometer a busca por um novo emprego. Então, o mais indicado é o indivíduo trabalhar sua autoconfiança e buscar sua satisfação profissional.

Para concluir, a autoestima no trabalho deve ser um propósito a ser alcançado por todos os trabalhadores. Isso porque o estado de espírito interfere na qualidade de vida e na produtividade.

Portanto, como um dos passos para ganhar mais confiança em si mesmo é a capacitação, conheça o processo de Certificação de Competência oferecido pelo Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP).

Agora é com você: deixe seu comentário sobre o que leva à falta de autoestima no trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *