Como investir na carreira para trabalhar com gastronomia?

Trabalhar com gastronomia é unir o útil ao agradável. Isso porque o setor traz um bom retorno financeiro. Além de se fazer o que gosta. Mas como levar a profissão a sério, tornando-se um profissional requisitado?

Portanto, investir em si mesmo é a palavra de ordem. Finalmente, não é interessante ficar apenas esperando o reconhecimento das pessoas. Contudo, correr atrás dos seus projetos profissionais é indispensável.

Então, veja as dicas que separamos neste artigo para você que deseja se tornar um profissional respeitado na área da culinária.

Como tirar o Certificado por Competência na área de culinária?

Caso você já tenha experiência na área, é possível tirar a Certificação por Competência.

O processo é bem simples e rápido. Mas você precisará ser maior de idade, ter mais de dois anos de experiência, apresentar a documentação pedida pela instituição e, então, passar na prova teórica.

Só fazendo um adendo: a experiência pode ser comprovada por meio da carteira de trabalho, do seu CNPJ aberto na área de gastronomia ou ainda com uma declaração de próprio punho. Simples, não?

Aproveitando, o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) oferece certificado por competência nas seguintes áreas:

Portanto, o profissional pode trabalhar em diversas áreas, contudo, o certificado será reconhecido e válido em todos os estados. Se você quiser conferir, dê uma olhada nos depoimentos das pessoas que já conquistaram o certificado em outras áreas. O processo é embasado na Lei 9.394/96, em seu artigo 41.

Como trabalhar com gastronomia nas redes sociais?

A alimentação sempre chamou a atenção dos povos, desde a Antiguidade. Mas recentemente ela ganhou um lugar de destaque nas redes sociais.

Por isso, se você deseja se destacar profissionalmente, tenha redes sociais atualizadas. Afinal de contas, com poucos recursos (um smartphone e um tripé) você pode gravar suas receitas, dar dicas de cozimento, falar sobre a combinação de sabores, entre outros temas.

Certamente, você segue chefs de cozinha ou confeiteiros nas redes sociais. Por esse motivo, a dica é buscar inspiração nessas referências.

É possível continuar os estudos na culinária?

Hoje em dia existem diversos cursos presenciais e a distância sobre culinária. Então, a partir do seu certificado por competência, você pode investir na sua carreira fazendo novos cursos de gastronomia.

Isso porque, em síntese, a Certificação por Competência é um intermediário entre a sua experiência profissional e o conhecimento teórico. Ele, por sua vez, pode mais tarde ser aprimorado nos cursos oficiais.

Sendo assim, a dica é começar investindo de pouco em pouco até que, finalmente, você reúna recursos suficientes para se aprimorar sempre.

Lembrando que trabalhar com gastronomia oferece várias opções. Veja algumas das oportunidades que podem surgir:

  • trabalhar em refeitórios;
  • prestar concursos públicos na área;
  • trabalhar em restaurantes e lanchonetes;
  • abrir um negócio próprio no ramo de doces ou lanches;
  • prestar serviço diretamente na casa do cliente.

Portanto, para resumir, emprego e boas oportunidades certamente não faltarão para quem deseja trabalhar com gastronomia.

E, então, ficou estimulado a investir na sua carreira? Trabalhe fazendo o que gosta. O IBQP pode te ajudar!

Deixe seu comentário sobre como é trabalhar com gastronomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *