Como é a prova para certificado por competência?

Você está buscando um certificado profissionalizante para melhorar sua carreira? Então saiba como funciona a Certificação por Competência. Ela é um método de avaliação sem burocracia. Mas para passar no processo é preciso fazer a prova para certificado por competência. Veja como ela funciona.

Naturalmente, você deve saber que os cursos profissionalizantes exigem algum tipo de avaliação para saber se você absorveu o conteúdo. Cursos presenciais e a distância exigem a avaliação.

Mas a Certificação por Competência não é um curso. Ela é um sistema de avaliação do aluno. Para passar no processo há duas etapas principais. A primeira é a avaliação da experiência profissional na área. A segunda é a prova teórica.

Portanto, confira mais detalhes no próximo tópico.

Como é feita a avaliação?

Em síntese, a prova teórica para obter o certificado por competência é bem simples. O processo no Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) é feito todo a distância.

Portanto, após dar entrada na certificação, o aluno encaminha a documentação necessária para a primeira etapa da avaliação. Em seguida, se tudo estiver dentro dos conformes, ele faz a avaliação.

A prova, portanto, consiste num questionário de múltipla escolha, que relaciona-se com a sua área de atuação. Se obtiver índice de aproveitamento de 70%, a escola já aprova o aluno.

Mas, do contrário, se ele não alcançar esse índice de acertos, ele pode refazer a prova até acertar mais questões. O aluno pode fazer a prova em casa, após receber a avaliação por e-mail.

Assim, ele pode imprimir o questionário, respondê-lo, digitalizá-lo e encaminhar novamente para a secretaria da escola. Outra possibilidade é ir até a escola ou num polo e fazer a prova presencialmente.

O mais importante, no entanto, é alcançar o índice de acerto de 70%. Aliás, esse é um patamar superior ao exigido nas escolas públicas, onde com apenas 50% de índice de aproveitamento você já é considerado aprovado numa prova.

Mas você deve estar se perguntando por que é importante tirar um certificado por competência. Na prática, ele pode melhorar sua carreira. Confira os benefícios a seguir.

Quais as vantagens de fazer a Certificação por Competência?

Como você viu, é preciso cumprir algumas etapas para obter o certificado por competência. Porém, vale a pena. Afinal de contas, um certificado profissionalizante no currículo abre portas. Veja alguns benefícios:

  • possibilidade de aumento salarial;
  • conquista de uma promoção;
  • conseguir um novo emprego;
  • incentivo para continuar os estudos;
  • mais reconhecimento da equipe.

Só para complementar, a Certificação por Competência profissionalizante é reconhecida pela lei. Aliás, ela já é usada por trabalhadores brasileiros desde 1996 quando foi publicada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394). O artigo 41 cita a certificação, que é uma forma de reconhecer o esforço e a dedicação do trabalhador.

Nesse sentido, o IBQP é uma escola especializada em Certificação por Competência, atuando desde 2008 e qualificando profissionais em todo o Brasil.

Se você deseja conhecer melhor a metodologia, acesse nossa página de perguntas e respostas e obtenha você também o seu certificado para aumentar os resultados da sua carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *