Como contornar a falta de tempo para estudar e ter um certificado?

Trabalhar, namorar, cuidar de casa e passear. Será que sobra tempo para estudar? Muitas pessoas têm dificuldades para organizar a agenda. Por isso, acompanhe as dicas deste artigo.

Suponhamos que um curso presencial ou a distância consuma de três a quatro horas do seu dia. Você teria condições hoje de realizá-lo? Se não, é bom começar a organizar o seu tempo.

Isso porque o estudo é importante em qualquer situação. Por consequência, após fazer um curso profissionalizante, técnico ou faculdade, você conquista novas chances no mercado de trabalho.

Mas não é só isso. Os seus horizontes se abrem para novos conhecimentos, você começa a ter um novo olhar sobre as coisas e, acima de tudo, aumenta a sua autoestima.

Justamente por isso é melhor fazer a gestão do tempo para que o seu dia renda mais. Veja nossas dicas a seguir.

Como priorizar as tarefas mais importantes do dia?

Pesquisas indicam que o brasileiro passa, em média, 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais. Se você também faz parte desta estatística, busque organizar melhor o seu tempo. Mas como?

No dia anterior faça uma lista das atividades a serem feitas a partir do amanhecer. E, por falar nisso, o que você acha de começar a acordar uma hora mais cedo? Existem muitas pessoas que preferem acordar antes do nascer do sol para praticar uma atividade física, estudar ou fazer outra coisa importante.

Nesse sentido, reveja sua rotina e acrescente mais atividades prioritárias. Sendo assim, você gastará menos tempo com coisas supérfluas.

É possível reservar um horário para estudar?

A sua casa não é a mais silenciosa da vizinhança? Calma, pois mesmo com um ambiente cheio de ruídos é possível estudar para o seu curso. Afinal de contas, você usar alguns truques, como escolher o horário em que as demais pessoas da família estão dormindo. Ou ainda usar um fone de ouvido com uma playlist de músicas próprias para concentração.

Além disso, você pode conversar com as pessoas da família e avisar que está precisando de silêncio para estudar. Outra opção é procurar uma biblioteca pública para fazer suas leituras.

E se mesmo assim houver falta de tempo para estudar?

Mas se mesmo assim houver falta de tempo para estudar, há uma possibilidade de obter um certificado de nível profissionalizante ou técnico sem precisar fazer um curso.

Estamos falando da Certificação por Competência. Ela, em síntese, é um processo de avaliação a partir da sua experiência profissional na área pretendida. O método, portanto, tem o reconhecimento da Lei Federal 9.394/96, artigo 41.

É preciso apenas:

  • ter mais de 18 anos;
  • possui 2 anos de experiência profissional na área;
  • passar por uma prova teórica.

Além disso, é necessário realizar o pagamento (se a escola for particular) e aguardar o certificado no seu endereço. No Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) o processo é totalmente on-line.

Concluindo, a falta de tempo para estudar não pode ser uma desculpa para você não conquistar o seu certificado.

Portanto, fale com o IBQP e saiba como proceder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *