Como conquistar um certificado na área de atendimento ao cliente?

As empresas têm investido na área de atendimento ao cliente. Justamente por isso, os profissionais desse setor são mais valorizados. Mas você quer saber como conquistar um certificado nesse segmento? Fique atento à leitura deste artigo.

Primeiramente é bom lembrar que o cliente é o foco de todas as ações, indo da logística, do estoque, do layout da loja até as vendas propriamente ditas. Nesse sentido, o profissional de atendimento ao cliente precisa estar alinhado aos objetivos e metas da empresa.

Quando isso não ocorre, os problemas aparecem. São queixas no Procon, nas redes sociais e nos sites especializados em defesa do consumidor. Muitas vezes o problema não se originou no mal atendimento, mas sim na falta de entendimento do funcionário que não soube conduzir o consumidor da melhor maneira possível.

Mas quais seriam as áreas mais comuns do atendimento ao cliente? Veja mais detalhes a seguir.

Quais áreas oferecem mais vagas de emprego?

O conceito de atendimento ao cliente é muito amplo, não é mesmo? Afinal de contas, você pode trabalhar em diversas áreas.

Portanto, confira algumas delas abaixo:

Primordialmente, você será o primeiro funcionário da empresa a conversar com o cliente. Só após essa primeira etapa é que o freguês será encaminhado a um setor especializado, ao crediário, cancelamento, manutenção etc.

Sendo assim, independentemente da área, você precisa possuir todas as informações disponíveis sobre a empresa. A partir daí você poderá orientar o cliente adequadamente.

Contudo, quais são as maneiras de ter um certificiado de atendimento ao cliente? Não perca as informações a seguir.

O que fazer para conquistar um certificado?

Existem cursos de atendimento ao cliente on-line, que é feito totalmente a distância, e presenciais, realizados em escolas de formação profissionalizante.

No entanto, uma porta que se abre para os profissionais é a Certificação por Competência. Quer saber mais sobre ela?

Bom, o certificado por competência profissionalizante é emitido uma única vez. Portanto, ele se baseia na profissão do trabalhador em determinada área. Por exemplo: se você trabalha como atendente de pais na secretaria da escola você pode ter um certificado por competência em atendimento do cliente.

Para isso basta comprovar experiência mínima de dois anos na profissão, participar do processo e, ao final, realizar uma prova teórica.

O processo é reconhecido pela Lei Federal 9.394/96 e já foi realizado por milhares de pessoas. O Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) é responsável pela emissão do certificado profissionalizante e lembra que o certificado é válido em todo o Brasil.

Basicamente, ele compreeende três etapas no IBQP:

  • análise de documentos;
  • entrevista a distância (por telefone ou chamada por vídeo);
  • prova teórica.

Nesse sentido, se o candidato passar em todas as etapas ele pode obter seu certificado de atendimento ao cliente.

Em resumo, a área de atendimento ao cliente segue em alta nas empresas. Por isso é importante investir na sua carreira. Uma das formas de investimento é através do certificado por competência.

Bacana, não é? Se você gostou desse tema continue acompanhando o nosso blog com dicas de como melhorar o seu desempenho profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *