Como atrair clientes novos trabalhando como autônomo?

Você quer saber como atrair clientes novos? A vida de autônomo não é fácil, não é mesmo? Cada dia é uma nova página na busca por clientes quando não tem contratos fixos. Mas não se preocupe, pois a atração de clientes não é difícil. Basta ter estratégia.

Por conta disso, muitas pessoas desistem de trabalhar por conta própria e acabam voltando para a carteira registrada. Contudo, como autônomo você pode ir crescendo aos poucos, contratar mais funcionários e ter ganhos melhores do que quando era empregado.

Além disso, o fato de não ter um patrão ou horário determinado para entrar e sair no trabalho também se mostram como vantagens, não é verdade?

Entretanto, se você não pensa em largar a vida de autônomo, porém teme falir por causa da falta de novos clientes, veja algumas dicas úteis neste artigo.

Como divulgar melhor os meus serviços?

Preste atenção na lista abaixo para você divulgar seus serviços como autônomo e descobrir como atrair clientes novos.

  • redes sociais;
  • amigos e familiares;
  • antigos clientes;
  • grupos do WhatsApp;
  • classificados de jornal;
  • aplicativos de divulgação de serviços.

Gostou das dicas? Bom, você pode começar fazendo um cartão de visita em papel ou digital. Coloque as informações atualizadas sobre seu endereço e telefone, além de e-mail.

Em seguida, faça uma página no Facebook ou no Instagram. Divulgue seus serviços e conteúdos voltados à sua área. Há muitos materiais na internet que podem ser compartilhados. Mas se você manjar um pouco de design, pode entrar no site Canva e criar seus próprios anúncios.

Quais aplicativos posso me cadastrar?

Outro detalhe: se você tem o costume de mexer em aplicativos cadastre seu perfil nos sistemas de serviço. Entre eles estão:

  • GetNinjas (contratação de profissionais de diversas áreas);
  • CargoX (direcionado a caminhoneiros);
  • Workana e 99Freelas (para áreas de comunicação, design, marketing e tecnologia);
  • Diaríssima (contratação de profissionais de limpeza);
  • Crafty (mais amplo que o anterior, oferecendo vários tipos de serviços).

Funciona assim: você baixa o aplicativo no seu smartphone e cadastra seu perfil. Há planos gratuitos e pagos. Ao conseguir um cliente, você paga uma comissão para o aplicativo.

Na maioria dos casos esses aplicativos são fáceis de mexer. Mas você pode pedir ajuda para alguém da família para fazer o seu cadastro e mandar orçamentos.

Como um certificado profissionalizante pode ajudar?

Engana-se quem pensa que o certificado profissionalizante pode ajudar apenas quem é empregado. Afinal, quem é autônomo também pode se beneficiar.

Por isso, existe a Certificação por Competência profissionalizante para profissionais com mais de dois anos de experiência. Ela é reconhecida pela Lei Federal 9.394/96, e o certificado é válido e aceito em qualquer lugar do Brasil.

Portanto, você como autônomo pode tirar a certificação e demonstrar aos seus clientes que é um profissional confiável. Mas fique atento: para obter o certificado é preciso fazer uma prova teórica pela internet e passar os documentos solicitados pela escola.

Em resumo, para saber como atrair clientes novos é preciso se atualizar e investir na própria formação.

No caso, o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) é responsável pela emissão de certificados por competência. Portanto, se você quiser saber os certificados que mais se encaixam com o seu perfil de autônomo, entre no site agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *