Certificado de pedreiro: use a experiência a seu favor

Você é pedreiro e está procurando um certificado de pedreiro para valorizar seu currículo ou atrair mais clientes? Então, fique ligado neste artigo e descubra como funciona a Certificação por Competência para profissionais da construção civil.

Mas, primeiramente, vamos falar da carreira. Afinal, estamos tratando de uma das profissões mais antigas da humanidade. Você sabia, por exemplo, que a palavra “pedreiro” está ligada ao termo em latim “petrarium”, relativo a pedras?

Obviamente que os materiais de construção mudaram nos últimos séculos. Porém o que não mudou foi a necessidade de construir obras. Desde as menores até as mais complexas.

Portanto, se um dia você já foi discriminado por ser pedreiro, saiba que esta é uma das profissões mais indispensáveis do mundo atual. Volta e meia as construtoras estão fazendo seus lançamentos. Além disso, o poder público vive expandindo os seus serviços. Sem as mãos fortes e a inteligência dos pedreiros nada disso seria possível.

Profissão: o que faz, onde trabalha e quanto ganha

O pedreiro é um faz-tudo na obra. Ele faz medições, cálculos, misturas de insumos e usa a força braçal para erguer casas, prédios, barracões e estabelecimentos em geral.

Portanto, seu ofício é praticado no canteiro de obras. Nesse sentido, ele pode trabalhar como autônomo, ser contratado por construtoras, estar ligado a empresas de “marido de aluguel” e utilizar seus conhecimentos como “bico” aos finais de semana e férias.

Assim sendo, conforme levantamento do site Jobbydoo, o salário médio de um pedreiro no Brasil é de R$ 1.810,00. Certamente o valor varia conforme a experiência e o local de trabalho. Afinal, todos nós sabemos que há empresas que pagam mais e outras que desvalorizam o seu serviço.

Certificado de pedreiro: como conseguir

Não é obrigado apresentar certificado de pedreiro para trabalhar na maioria das construtoras. Enfim, muitas pessoas aprenderam na prática a ser um bom pedreiro. Mas mesmo assim, os profissionais sentiam um vazio, pois não tinham nenhum documento que comprovasse as suas habilidades.

Por isso, a Certificação por Competência é uma solução para esse impasse. Só para resumir, o certificado por competência é um certificado normal, que tem o mesmo efeito de um certificado conquistado num curso profissionalizante.

Mas o processo é um pouco diferente. O aluno precisa mandar os documentos pessoais e que comprovem sua experiência na área. Pode ser a cópia da carteira de trabalho ou o xerox de um contrato de prestação de serviços. Mas se não houver nenhum dos documentos, é possível escrever uma carta à mão, assumindo ser verdade que você possui experiência.

O certificado é legalizado. Isso porque ele é previsto no artigo 41 da Lei Federal 9.394/96.

O Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) é uma escola particular e profissionalizante que realiza o processo de forma digital, sem que o aluno precise sair de casa.

Para concluir, o certificado de pedreiro se baseia na sua experiência profissional para torná-lo mais reconhecido no mercado de trabalho e perante seus clientes.

Para saber todas as profissões ligadas à construção civil que são certificadas pelo IBQP clique aqui e acesse o link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *