Certificado de Língua Portuguesa e cultura brasileira para surdos (Básico) por competência: veja como obter

Você sabia que pode virar um profissional de Língua Portuguesa e cultura brasileira para surdos (Básico) com base na sua experiência do dia a dia? Sem precisar fazer um curso profissionalizante? Com a Aferição por Competência você obtém em 7 dias um certificado de Língua Portuguesa e cultura brasileira para surdos (Básico) por competência. Saiba mais como funciona.

Portanto, é bom lembrar que o Guia Pronatec já prevê a profissão de Língua Portuguesa e cultura brasileira para surdos (Básico). Basicamente, o profissional é requisitado no atendimento ao público com deficiência auditiva que é estrangeiro.

Principais características da profissão

O profissional aferido como Língua Portuguesa e cultura brasileira para surdos (Básico) receberá um certificado de qualificação profissional com 160 horas emitido conforme a Lei Federal 9.394/96, art. 41. Desse modo, este profissional tem as seguintes funções:

  • Demonstra habilidades de produção e de recepção do discurso escrito em língua portuguesa e de aspectos da cultura brasileira e regional;
  • Utiliza a competência comunicativa em nível básico;
  • Utiliza o texto escrito para cumprimentar, apresentar-se e despedir-se, preencher formulários, dar informações sobre direções;
  • Trata o interlocutor com o grau de formalidade adequada ao contexto. Informa horários, preços e descreve rotina pessoal.

Como funciona o certificado de Língua Portuguesa e cultura brasileira para surdos (Básico) por competência?

A Certificação por Competência é um sistema de avaliação do trabalhador brasileiro com experiência no mercado de trabalho na área pretendida.

Nesse sentido, ela tem o amparo da Lei Federal 9.394/96 (artigo 41) e atualizada pela Lei Federal 11.741/2008.

 

SAIBA MAIS: Obtenha seu certificado por competência como Língua Portuguesa e cultura brasileira para surdos (Básico)  

 

Portanto, a Certificação por Competência equipara-se a um curso livre profissionalizante, não tendo necessidade, nesse sentido, de ser aprovada pelo MEC (Ministério da Educação).

Dessa maneira, no Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), a certificação tem 3 etapas fundamentais:

  • análise documental (você precisa ter 18 anos de idade ou mais);
  • comprovação da experiência profissional de 6 meses ou mais;
  • aprovação em avaliação teórica on-line.

SAIBA MAIS: Conheça o IBQP Brasil e os certificados por competência 

 

Portanto, o processo é totalmente digital. Sendo assim, você não precisa sair da sua casa para virar um profissional certificado por uma instituição reconhecida. Em resumo, ter um certificado de Língua Portuguesa e cultura brasileira para surdos (Básico) por competência está ao seu alcance.

Então agora entre na página inicial do site do IBQP Brasil e aproveite para iniciar o seu processo. Não deixe de conferir nossos certificados disponíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *