Certificado de Cafeicultor por competência: veja como obter

cafeicultor

Você sabia que pode virar um Cafeicultor profissional com base na sua experiência do dia a dia? Sem precisar fazer um curso profissionalizante? Com a Aferição por Competência você obtém em 7 dias um certificado de Cafeicultor por competência. Saiba mais como funciona.

Portanto, é bom lembrar que o Guia Pronatec já prevê a profissão de Cafeicultor. Basicamente, o profissional é requisitado em propriedades rurais.

Principais características da profissão

O profissional aferido como Cafeicultor receberá um certificado de qualificação profissional com 160 horas emitido conforme a Lei Federal 9.394/96, art. 41. Desse modo, este profissional tem as seguintes funções:

  • Emprega técnicas para produção de sementes, mudas, preparo do solo e implantação da lavoura cafeeira nas formas tradicional, orgânica ou agroecológica;
  • Efetua tratos culturais em todos os estágios de desenvolvimento da cultura; Identifica e promove o manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas;
  • Realiza a colheita e a pós-colheita em via seca ou úmida;
  • Conhece os procedimentos e os parâmetros para obtenção de cafés tradicionais e especiais;
  • Opera máquina e implementos ligados à atividade produtiva.

Como funciona o certificado de Cafeicultor por competência?

A Certificação por Competência é um sistema de avaliação do trabalhador brasileiro com experiência no mercado de trabalho na área pretendida.

Nesse sentido, ela tem o amparo da Lei Federal 9.394/96 (artigo 41) e atualizada pela Lei Federal 11.741/2008.

 

SAIBA MAIS: Obtenha seu certificado por competência como Cafeicultor  

 

Portanto, a Certificação por Competência equipara-se a um curso livre profissionalizante, não tendo necessidade, nesse sentido, de ser aprovada pelo MEC (Ministério da Educação).

Dessa maneira, no Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), a certificação tem 3 etapas fundamentais:

  • análise documental (você precisa ter 18 anos de idade ou mais);
  • comprovação da experiência profissional de 6 meses ou mais;
  • aprovação em avaliação teórica on-line.

 

SAIBA MAIS: Conheça o IBQP Brasil e os certificados por competência 

 

Portanto, o processo é totalmente digital. Sendo assim, você não precisa sair da sua casa para virar um profissional certificado por uma instituição reconhecida. Em resumo, ter um certificado de Cafeicultor por competência está ao seu alcance.

Então agora entre na página inicial do site do IBQP Brasil e aproveite para iniciar o seu processo. Não deixe de conferir nossos certificados disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *