Certificado de Assistente de serviços em comércio exterior por competência: veja como obter

assistente de serviços em comércio exterior

Você sabia que pode virar um Assistente de serviços em comércio exterior profissional com base na sua experiência do dia a dia? Sem precisar fazer um curso profissionalizante? Com a Aferição por Competência você obtém em 7 dias um certificado de Assistente de serviços em comércio exterior por competência. Saiba mais como funciona.

Portanto, é bom lembrar que o Guia Pronatec já prevê a profissão de Assistente de serviços em comércio exterior. Basicamente, o profissional é requisitado em empresas, portos e aeroportos.

Principais características da profissão

O profissional aferido como Assistente de serviços em comércio exterior receberá um certificado de qualificação profissional com 160 horas emitido conforme a Lei Federal 9.394/96, art. 41. Desse modo, este profissional tem as seguintes funções:

  • Assiste as operações, seus processos e o planejamento, fornecendo apoio na área de comércio exterior;
  • Atende fornecedores e clientes e informa sobre produtos e serviços de importação e exportação;
  • Trata de documentos relacionados aos processos de importação e exportação;
  • Prepara relatórios e planilhas .

Como funciona o certificado de Assistente de serviços em comércio exterior por competência?

A Certificação por Competência é um sistema de avaliação do trabalhador brasileiro com experiência no mercado de trabalho na área pretendida.

Nesse sentido, ela tem o amparo da Lei Federal 9.394/96 (artigo 41) e atualizada pela Lei Federal 11.741/2008.

 

SAIBA MAIS: Obtenha seu certificado por competência como Assistente de serviços em comércio exterior  

 

Portanto, a Certificação por Competência equipara-se a um curso livre profissionalizante, não tendo necessidade, nesse sentido, de ser aprovada pelo MEC (Ministério da Educação).

Dessa maneira, no Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), a certificação tem 3 etapas fundamentais:

  • análise documental (você precisa ter 18 anos de idade ou mais);
  • comprovação da experiência profissional de 6 meses ou mais;
  • aprovação em avaliação teórica on-line.

 

SAIBA MAIS: Conheça o IBQP Brasil e os certificados por competência 

 

Portanto, o processo é totalmente digital. Sendo assim, você não precisa sair da sua casa para virar um profissional certificado por uma instituição reconhecida. Em resumo, ter um certificado de Assistente de serviços em comércio exterior por competência está ao seu alcance.

Então agora entre na página inicial do site do IBQP e aproveite para iniciar o seu processo. Não deixe de conferir nossos certificados disponíveis.

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