Certificado de Assistente de secretaria escolar por competência: veja como obter

assistente de secretaria escolar

Você sabia que pode virar um Assistente de secretaria escolar profissional com base na sua experiência do dia a dia? Sem precisar fazer um curso profissionalizante? Com a Aferição por Competência você obtém em 7 dias um certificado de Assistente de secretaria escolar por competência. Saiba mais como funciona.

Portanto, é bom lembrar que o Guia Pronatec já prevê a profissão de Assistente de secretaria escolar. Basicamente, o profissional é requisitado em escolas e faculdades.

Principais características da profissão

O profissional aferido como Assistente de secretaria escolar receberá um certificado de qualificação profissional com 180 horas emitido conforme a Lei Federal 9.394/96, art. 41. Desse modo, este profissional tem as seguintes funções:

  • Desenvolve atividades administrativas nas instituições de ensino com sistematizações e procedimentos voltados para os serviços de apoio à secretaria;
  • Presta informações e mantém atualizado o arquivo de legislação e de documentação da unidade escolar;
  • Operacionaliza os processos de matrícula, transferência, organização de turmas e registros do histórico escolar dos estudantes.

Como funciona o certificado de Assistente de secretaria escolar por competência?

A Certificação por Competência é um sistema de avaliação do trabalhador brasileiro com experiência no mercado de trabalho na área pretendida.

Nesse sentido, ela tem o amparo da Lei Federal 9.394/96 (artigo 41) e atualizada pela Lei Federal 11.741/2008.

 

SAIBA MAIS: Obtenha seu certificado por competência como Assistente de secretaria escolar  

 

Portanto, a Certificação por Competência equipara-se a um curso livre profissionalizante, não tendo necessidade, nesse sentido, de ser aprovada pelo MEC (Ministério da Educação).

Dessa maneira, no Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), a certificação tem 3 etapas fundamentais:

  • análise documental (você precisa ter 18 anos de idade ou mais);
  • comprovação da experiência profissional de 6 meses ou mais;
  • aprovação em avaliação teórica on-line.

 

SAIBA MAIS: Conheça o IBQP Brasil e os certificados por competência 

 

Portanto, o processo é totalmente digital. Sendo assim, você não precisa sair da sua casa para virar um profissional certificado por uma instituição reconhecida. Em resumo, ter um certificado de Assistente de secretaria escolar por competência está ao seu alcance.

Então agora entre na página inicial do site do IBQP e aproveite para iniciar o seu processo. Não deixe de conferir nossos certificados disponíveis.

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