Quem pode tirar essa certificação por competência?

Você já ouviu falar em Certificação por Competência? Você sabia que, devido à sua experiência, é possível tirar o certificado sem realizar um curso normal? Veja mais detalhes adiante.

Para esclarecer esta dúvida, que é motivo de muitos questionamentos por parte dos alunos que procuram o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), a equipe do Instituto falou sobre o tema.

O diretor do IBQP, Iran Moura, explica que algumas empresas e pessoas de modo geral têm preconceito por não saberem o que é a Certificação por Competência.

Na realidade, a Certificação por Competência está prevista na Lei Federal 9.394/96, em seu artigo 41. O trecho prevê a certificação de profissionais que têm conhecimento prático na função.

Atualmente, há centenas de certificações disponíveis. Nesse sentido, o profissional que requerer o documento neste processo deve passar por duas etapas principais de avaliação.

A primeira é a análise documental, na qual o aluno tem que comprovar por meio de documentos, como a carteira de trabalho, que tem experiência superior a dois anos na profissão.

Já a segunda é a avaliação teórica. Nela, o profissional faz uma prova online ou presencial que deve ter 70% de acertos.

O diploma técnico emitido desta forma tem reconhecimento em todo o território nacional. Além disso, ele não vem com a inscrição “certificação por competência”, pois não pode haver distinção entre os certificados de cursos presenciais ou online com os de Certificação por Competência.

Sendo assim, que tal conhecer melhor as opções do IBQP? Navegue no nosso site e conheça mais.

4 Responses to “Quem pode tirar essa certificação por competência?

Trackbacks & Pings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *