Atendimento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
SEJA BEM VINDO

Certificado por Competência Certificado Rápido Certificado de Qualificação Emitido por Órgão Competente



Certificação a Distância Certificação Técnica por Competência Registro no Crea Certificação Técnica



Certificado por Competência Certificado Rápido Certificado de Qualificação Emitido por Órgão Competente



Certificação a Distância Certificação Técnica por Competência Registro no Crea Certificação Técnica



O que faz e quanto ganha um Técnico em Mineração


O que faz e quanto ganha um Técnico em Mineração Certificação a Distância Certificação Técnica por Competência Registro no Crea Certificação Técnica

Você já trabalha como Técnico em Mineração, porém não possui um certificado que comprove suas habilidades e, por isso, não consegue uma promoção ou um aumento salarial? Então saiba neste artigo como obter a sua Certificação por Competência, que reconhece a experiência dos profissionais que já estão no mercado de trabalho.

 

Por inúmeros motivos, uma pessoa pode ter trabalhado anos e anos numa profissão sem ter feito nenhum curso profissionalizante. Essa pessoa pode ter aprendido na prática como executar suas tarefas, entretanto uma hora ou outra um supervisor irá lhe cobrar sobre um certificado ou diploma.

 

Mas a boa notícia é que existe um caminho legal para você obter seu certificado por competência. O documento é emitido embasado no artigo 41 da Lei Federal 9.394/96 (LDB). Ele é similar a um curso técnico, porém, leva em consideração os seus anos de vivência na profissão.

 

Veja as etapas de avaliação

 

Para conquistar o certificado, porém, é preciso ser aprovado em uma avaliação que compreende duas etapas principais: a análise documental (carteira de trabalho, por exemplo) e uma prova de múltipla escolha.

 

Agora que você já sabe que é possível se certificar em Técnico de Mineração se já tiver experiência na área, saiba um pouco mais sobre essa profissão tão requisitada no mercado de trabalho.

 

Salário e vagas

 

Basta uma pesquisa rápida nos sites de vagas de emprego (Indeed, Vagas, Catho) que você encontrará várias vagas de emprego para Técnico em Mineração.

 

Isso demonstra o quanto a profissão está em alta.

 

Um dos motivos é o salário. Ele oscila entre R$ 2 mil e R$ 6 mil. As vagas de trabalho estão concentradas na região Sudeste, especialmente em Minas Gerais.

 

Onde o Técnico em Mineração pode trabalhar

 

No dia a dia, o Técnico em Mineração atua em todos os setores, desde a lavra (que é a extração do minério) até o transporte do material tratado e o seu beneficiamento.

 

Assim, ele conhece tudo sobre extração e exploração de recursos como manganês, cobre, platina, titânio e ferro.

 

Um profissional experiente que obtém seu diploma técnico tem mais chances de construir uma carreira de sucesso. Veja os locais em que ele pode trabalhar:

 

- consultoria em mineração;

- pesquisa em mineração;

- equipamentos de mineração;

- mineração e petróleo.

 

A mineração é um setor já consolidado da economia brasileira. Ele representa 4% do PIB (Produto Interno Bruto) e emprega 175 mil pessoas nas empresas de mineração espalhadas pelo Brasil.

 

Mulheres têm se destacado na profissão

 

Engana-se quem pensa que a profissão é predominantemente masculina. As mulheres têm ocupado cada vez mais cargos operacionais e de supervisão na área de Técnico em Mineração.

 

E, para encerrar o artigo, só por curiosidade, você sabe que a mineração é mais antiga que a era cristã? Isso mesmo, as técnicas de mineração que conhecemos hoje tiveram origem na Roma Antiga.

 

Técnicas de mineração se originaram na Idade Média

 

Aliás, na Idade Média a demanda pela mineração cresceu ainda mais. Isso porque o ferro e o ouro eram muito usados nos castelos. Só para você ter uma ideia, uma armadura de um cavaleiro da Idade Média pesava 45 quilos de puro ferro. Com os anos as técnicas foram se aprimorando e exigindo profissionais cada vez mais qualificados.

 

Como você leu inicialmente neste artigo, o profissional que ainda não possui diploma e quer se destacar no mercado de trabalho pode fazer sua Certificação por Competência no Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), que é um pólo autorizado da Ietaam, na emissão de diploma técnico. Saiba mais acessando este link e clicando no número do nosso WhatsApp.

 

Você gostou desta área profissional? Deixe nos comentários a sua impressão.



Data: 31/08/2019




Compartilhar: