Atendimento pelo WhatsApp
Olá! Estou aqui para te ajudar, qual sua dúvida?
SEJA BEM VINDO

Certificado por Competência Certificado Rápido Certificado de Qualificação Emitido por Órgão Competente



Certificação a Distância Certificação Técnica por Competência Registro no Crea Certificação Técnica



Certificado por Competência Certificado Rápido Certificado de Qualificação Emitido por Órgão Competente



Certificação a Distância Certificação Técnica por Competência Registro no Crea Certificação Técnica



Cumprir as NRs nas empresas pode salvar vidas


Cumprir as NRs nas empresas pode salvar vidas Certificação a Distância Certificação Técnica por Competência Registro no Crea Certificação Técnica

Você se comoveu com as 243 mortes de trabalhadores provocadas na tragédia de Brumadinho-MG? Você sabia que só em 2017 mais de 2 mil trabalhadores perderam a vida em acidentes de trabalho no Brasil? É como se acontecessem quase 9 tragédias de Brumadinho de uma única vez. Agora, você sabia que essas mortes poderiam ter sido evitadas se fossem colocadas em prática as NRs nas empresas?

 

Em média, um trabalhador morre a cada quatro horas no Brasil em decorrência de explosões, queimaduras, desabamentos, quedas e outras causas relacionadas ao trabalho.

 

Como o próprio nome diz, as NRs são Normas Regulamentadoras que padronizam o trabalho em diferentes segmentos, como elétrica, trabalho em altura, trabalho em lugares confinados etc.

 

NRs reforçam segurança e saúde do trabalhador

 

O objetivo maior das NRs nas empresas é a segurança e a saúde dos trabalhadores, tão castigados pelos acidentes antes da criação das NRs. As normas foram editadas em 1978 pelo Ministério do Trabalho como uma forma de frear esses acidentes.

 

Embora você possa estar pensando que mesmo com a vigência das NRs, os acidentes continuam acontecendo, imagine como era antes da edição das normas?

 

Não existiam equipamentos de proteção individual, não havia processos padronizados nas empresas, não existia fiscalização... Além de tudo, não existia a preocupação com o meio ambiente nem com os recursos humanos das empresas.

 

Empresa sem NRs pode ser multada

 

Todavia, nem todos estão cientes da importância do papel das NRs nas empresas. É por isso que entram em ação os auditores e fiscais.

 

As empresas são obrigadas a apresentar as NRs de seus funcionários que exerçam atividades dentro das configurações de cada norma.

 

Se ocorrer uma fiscalização ou uma auditoria na empresa, ela deve apresentar todas as NRs dos seus funcionários. Se não tiver como comprovar que o funcionário foi certificado em NR, a empresa pode ser multada.

 

Portanto, a certificação em NR possui diversas vantagens para a empresa e para o funcionário. Confira aqui os principais benefícios para ambas as partes.

 

Empresas

 

  • Evita ações indenizatórias com eventuais acidentes;
  • Garante a segurança e a saúde dos funcionários;
  • Evita a aplicação de multas pelo Ministério do Trabalho;
  • Não corre o risco de sofrer um embargo ou interdição;
  • Evita ações judiciais. Se um funcionário morrer em acidente de trabalho, o proprietário pode até responder por crime de homicídio culposo (sem intenção).

 

Funcionários

 

  • Garante mais segurança e bem-estar nas tarefas;
  • Atribui mais respeito perante os superiores;
  • Evita advertências e procedimentos internos;
  • Aumenta a chance de promoção profissional.

 

Em resumo, para se regularizar como empregado, e também para que a empresa atenda às normas frente a eventuais auditorias, é fundamental buscar empresas certificadoras.

 

Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) fornece praticamente todas as NRs existentes. Seja através do certificado por competência ou curso de Ensino a Distância, feito totalmente pela internet, é possível se diferenciar no mercado com um certificado para comprovar suas habilidades e competências.

 

Portanto, para saber mais sobre NRs, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das principais novidades. Clique nos links:

 

Facebook 

Instagram  

LinkedIn

Twitter



Data: 07/08/2019




Compartilhar:

Você aceita receber informações do IBQP?






Aceitar

×
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a IBQP a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas , acesse nossa Política de Privacidade.
Entendi.