Certificação por competência abre portas para nordestinos

O Nordeste é uma região muito especial do Brasil. Além de ter sido abençoado com belíssimas praias, a região é o berço de um povo batalhador que representa 27% da população brasileira. Mas o desemprego tira o brilho da região, bem como os índices de nordestinos vivendo em extrema pobreza.

Nesse sentido, uma certificação por competência ou um curso profissionalizante pode mudar a realidade de muitas famílias. Isso porque o grau de instrução dos nordestinos é muito baixo e as dificuldades se multiplicam na fila do desemprego.

São Paulo ainda é o destino preferido dos nordestinos

Dessa forma, muitos nordestinos deixam suas casas para buscar oportunidades na região Sudeste. O município de São Paulo ainda é o destino preferido dos nordestinos.

Assim um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que 45,5% da população paulista é representada por pessoas de outros estados. A maioria é formada por nordestinos que vão em busca de melhores condições de vida.

Todavia, muitas vezes os nordestinos saem dos estados de origem com nenhuma qualificação profissional. Isso dificulta, e muito, a conquista de um novo emprego.

Busque uma certificação antes de procurar emprego

Portanto, para quem está nessa situação o mais recomendado é buscar uma qualificação profissional para depois pensar em sair da região Nordeste.

Desse modo, o indivíduo não sai totalmente zerado de conhecimentos ou certificados do seu estado e, automaticamente, não corre o risco de ficar desempregado na nova cidade que escolheu para viver.

Com o mercado muito competitivo, o mais recomendado é você se especializar numa área. Isso se apresenta de modo muito mais prático para quem já possui experiência.

Só para exemplificar, um eletricista residencial acumula experiência de muitos anos fazendo toda a parte elétrica de residências, pequenos reparos, trabalhos em altura, entre outras tarefas.

Mas na hora de se mudar para uma nova cidade e procurar um emprego fixo, você não tem nada no currículo para mostrar ao seu recrutador e pode se sentir desestimulado.

Voltando ao nosso exemplo – do eletricista – a certificação por competência surge como uma possibilidade de se obter certificados como eletricista residencial, NR 10 e NR 35.

Percebeu a diferença? A certificação por competência foi criada em lei federal (Lei 9.394/96, artigo 41) justamente para oferecer a chance a um profissional, com uma enorme bagagem na sua carreira, de comprovar todo o seu conhecimento no papel ou no “preto no branco”, como se falava antigamente.

Em resumo, a certificação por competência pode abrir uma série de oportunidades aos nordestinos. Mas é preciso ficar em alerta e não deixar a chance passar. Afinal de contas, a oportunidade pode não bater à porta pela segunda vez.

Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) tem uma grande variedade de áreas para certificação por competência. São mais de 1500 profissões diferentes que abrangem a área industrial, comercial, administrativa, entre muitas outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *