Atendimento pelo WhatsApp
Olá! Estou aqui para te ajudar, qual sua dúvida?
SEJA BEM VINDO

Certificado por Competência Certificado Rápido Certificado de Qualificação Emitido por Órgão Competente



Certificação a Distância Certificação Técnica por Competência Registro no Crea Certificação Técnica



Certificado por Competência Certificado Rápido Certificado de Qualificação Emitido por Órgão Competente



Certificação a Distância Certificação Técnica por Competência Registro no Crea Certificação Técnica



10 milhões de trabalhadores devem se qualificar na indústria


10 milhões de trabalhadores devem se qualificar na indústria Certificação a Distância Certificação Técnica por Competência Registro no Crea Certificação Técnica

Você trabalha em indústria ou deseja trabalhar? Você sabia que a qualificação profissional é essencial? Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que será necessário qualificar na indústria 10,5 milhões de pessoas até o ano de 2023.

 

Nesse sentido, a qualificação atinge todos os níveis de ensino, desde o técnico ao superior.  

 

Aliás, o ponto interessante levantado pela pesquisa da CNI é que é justamente o trabalhador que já está empregado, com sua carteira assinada na indústria, é que deve se qualificar com mais prioridade.

 

Isso porque o mercado de trabalho está muito exigente. A cada momento surgem atualizações nos maquinários, nas legislações e nas normas técnicas que exigem um conhecimento maior do trabalhador.

 

Profissionais podem ter a Certificação por Competência

 

Porém outro detalhe a ser observado é que, na maioria das vezes, o trabalhador já possui todos os conhecimentos, além de realizar pesquisas e cursos paralelos ao trabalho. Tais conhecimentos tornam esses profissionais ainda mais habilidosos para encarar o dia a dia nas fábricas.

 

Portanto, em muitos casos, não é necessário fazer um curso para se qualificar na indústria, mas sim obter um certificado que comprove a sua experiência. O processo é simples, com avaliação documental e de competência.

 

É justamente para isso que existe a Certificação por Competência. A modalidade é reconhecida pelos órgãos competentes e se justifica no artigo 41 da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

 

Esta lei prevê que as pessoas que já têm experiência e estão trabalhando podem ter um certificado em seu nome. A certificação é, dessa forma, aceita em todas as indústrias, independentemente da Unidade da Federação.

 

Pessoas que estão fora do mercado também devem se qualificar

 

Mas voltando à pesquisa da CNI, além das pessoas que já trabalham e precisam se qualificar na indústria, 22% daqueles que irão ingressar no mercado devem se capacitar para o setor.

 

Isso demonstra que, mesmo com a crise, a indústria está contratando e focando na capacitação dos trabalhadores.

 

Pois afinal, os recrutadores sabem da importância da qualificação na melhoria dos índices de produtividade da indústria.

 

Áreas que mais precisam de qualificação

 

Se você trabalha na indústria, pode estar pensando: mas em qual área deve se concentrar o maior número de pessoas qualificadas para atender a essa projeção da CNI, de qualificar na indústria 10,5 milhões de pessoas até o ano de 2023?

 

Acompanhe a seguir quais serão essas áreas:

 

  • metalmecânica
  • construção
  • logística e transporte
  • alimentos
  • informática
  • eletroeletrônica
  • energia e telecomunicações

 

Todavia um ponto a comentar é que os novos empregos na indústria estarão voltados a áreas que se valem da tecnologia para estarem presentes no mercado.

 

Isso ocorre como consequência da própria evolução tecnológica, que se espalhou por todos os setores da indústria.  

 

IBQP tem qualificação a distância

 

Em resumo, o mercado de trabalho era e ainda é muito concorrido, por isso, ser um profissional certificado e qualificado o previne de demissões prematuras ou de longos períodos buscando uma reinserção no mercado.

 

Agora que você já entendeu o contexto e sabe que se qualificar na indústria é essencial para a sua carreira, independentemente da sua área ou nível de ensino, conheça os certificados por competência na área industrial do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP). Clique aqui.

 

O IBQP tem 11 anos de atuação no mercado e já qualificou mais de 26 mil pessoas no Brasil.



Data: 26/08/2019




Compartilhar:

Você aceita receber informações do IBQP?






Aceitar

×
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a IBQP a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas , acesse nossa Política de Privacidade.
Entendi.