Aprendi Libras sozinho, mas não tenho certificado. Como conseguir?

“Aprendi Libras sozinho”. Essa é uma condição muito comum. Afinal de contas, há pessoas autodidatas que aprendem com facilidade conceitos novos. Além disso, há muitos cursos e aplicativos que ajudam a conhecer a linguagem usada por pessoas com deficiência auditiva.

Contudo na hora de procurar um emprego na área, os intérpretes de Libras não têm um diploma que possa comprovar sua experiência. Portanto, para casos como esse existe a Certificação por Competência. Vamos tratar dela mais adiante.

Como surgiu a Libras?  

Libras significa Linguagem Brasileira de Sinais. Através de gestos e expressões, usamos a linguagem para a comunicação com surdos.

Na prática, ela é semelhante à língua de sinais usada na Europa e na América do Norte. Afinal, cada região possui algumas características diferenciadas. Em Portugal, por exemplo, apesar de a base do alfabeto ser a mesma do Brasil, usa-se a LGP, que é a Língua Gestual Portuguesa.

Aliás, a Libras é importantíssima para os dias atuais, já que se defende a inclusão. Afinal, surdos têm papel na cidadania, com seus deveres e direitos.

Só por curiosidade, você sabe qual foi a primeira escola de surdos no Brasil? O Instituto dos Surdos, que hoje chama-se Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES). Dom Pedro II o fundou em 1857.

Portanto, foi na escola que os primeiros indícios da Libras surgiram. Com o tempo ela foi se adaptando e melhorando. Desde 2002, então, a sociedade a reconhece como meio legal de comunicação e expressão. As pessoas utilizam a Libras largamente no Brasil nos dias atuais.

Como obter o certificado?

“Aprendi Libras sozinho, mas só me falta o certificado”. Se você está pensando assim, saiba que a Certificação por Competência pode resolver seu problema.

Pessoas que se inscrevem no processo conseguem o certificado. Elas mandam seus documentos e fazem uma prova teórica. Sendo aprovadas em todas as etapas, são aptas para obter o certificado em Libras.

O processo é rápido e sem burocracia. Basta ter idade mínima de 18 anos e dois anos de experiência profissional. Aliás, a experiência pode ser comprovada com a carteira assinada na área ou com a cópia de um contrato de prestação de serviços.

O mais interessante é que a Certificação por Competência profissional tem o reconhecimento da lei desde 1996, apesar de muitas pessoas a desconhecerem.

O artigo 41 da Lei 9.394, que é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, reconhece o direito da certificação para profissionais com muito tempo dedicado à profissão. Afinal, eles aprenderam na prática as habilidades necessárias.

Justamente por isso, o certificado é aceito em qualquer escola, empresa ou estado brasileiro. Assim, o intérprete de Libras pode trabalhar tranquilamente e, inclusive, obter registro em carteira em sua profissão.

Para concluir, se você está pensando “aprendi Libras sozinho”, porém, está angustiado por não ter um certificado, converse com o atendimento do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP).

A escola profissionalizante possui certificado na área e muitas outras no segmento de Educação. Aproveite e deixe seu comentário sobre como está o mercado para intérpretes de Libras.

CONFIRA OS CERTIFICADOS DISPONÍVEIS EM LIBRAS 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *