Ajudante Geral tem direito a certificado? Saiba como melhorar seu CV

Será que Ajudante Geral tem direito a certificado? A pergunta tem uma resposta simples: sim, é possível! Isso porque o profissional é muito procurado por empresas, indústrias e escritórios. Nesse sentido, o certificado profissionalizante melhora o CV (curriculum vitae) e assegura novas possibilidades de crescimento profissional.

Mas antes de tudo é importante saber que o investimento na profissão de Ajudante Geral pode partir do próprio trabalhador ou da empresa. Nesse sentido, destaca-se aqui a proatividade do profissional. Isso porque, infelizmente, não são todas as empresas que investem em seus colaboradores.

Porém, não é difícil ter um certificado. Para as pessoas que têm mais tempo livre no dia a dia, podem fazer um curso profissionalizante oferecido na rede privada e pública. Já para as pessoas que têm a rotina mais corrida, existe a Certificação por Competência, que assegura um certificado sem um curso.

Saiba mais no decorrer deste artigo como obter o seu certificado profissionalizante como Ajudante Geral.

O que faz um ajudante geral e quanto ganha?

Basicamente, o conceito de Ajudante Geral é bastante amplo. Isso porque ele pode trabalhar em vários segmentos, como:

  • escritório;
  • indústria;
  • oficina;
  • canteiro de obras;
  • marcenaria.

Além dessas áreas, há muitas outras. Com efeito, o Ajudante Geral tem a função de auxiliar os demais membros da equipe nos serviços operacionais. Ou seja, serviços que não exigem tomada de decisões importantes.

SAIBA MAIS: Confira como receber seu certificado como Ajudante Geral

Nesse sentido, o salário da categoria é o básico pago ao setor operacional. Sendo assim, de acordo com o site Vagas.com, o ajudante geral ganha, em média, R$ 1.313,00 no Brasil. Ele pode ter o Ensino Fundamental, mas geralmente as empresas exigem o Ensino Médio do profissional.

Sua função é representada, basicamente, pelas seguintes atribuições:

  • serviços de limpeza;
  • conservação do ambiente;
  • carregar e descarregar material;
  • auxiliar em atividades de pedreiro, marceneiro e eletricista, por exemplo.  

Como conquistar um certificado como Ajudante Geral?

Como você viu até aqui, o Ajudante Geral tem direito a certificado. Portanto, ele pode dar entrada no processo de Certificação por Competência.

Funciona assim: primeiramente você entra em contato com a escola que emite a certificação. Logo de cara, a escola fará uma entrevista por telefone. A partir daí, você encaminha a sua documentação (RG, CPF e comprovante de residência).

Na sequência, você apresenta uma prova de que tem experiência profissional como Ajudante Geral. Pode ser a cópia do registro na carteira de trabalho. Depois disso faz uma prova com 10 questões. Para finalizar, você realiza o pagamento do processo e pode obter o seu certificado em seu nome, com o título de ajudante geral.

Lembrando que a Certificação por Competência é reconhecida pela Lei Federal 9.394/96. O artigo 41 da lei cita que a experiência adquirida no mercado de trabalho é digna de certificação profissional.

Para resumir, com o certificado em mãos você pode colocar no seu CV que é um profissional com competência reconhecida. Além disso, pode continuar estudando e obter novos certificados, tendo a chance assim de crescer profissionalmente.

Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) pode lhe ajudar. Entre no site oficial e descubra como funciona as formas de pagamento e a emissão do certificado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *